EVENTOS

comKids não ficção

Evento discute a “não ficção” na produção audiovisual para o público infantojuvenil

O evento comKids não ficção aconteceu no dia 23 de setembro de 2016, no Goethe-Institut São Paulo. Dentre os principais temas tratados, estiveram a diversidade de historias e realidades infantis e o desafio de criar produções audiovisuais para crianças e jovens, os fatos da vida e do mundo, baseados nos olhares das crianças e dos adolescentes. O evento teve um dia de programação com debates, mostra e um masterclass com Kez Margrie, produtora-executiva do CBBC, (o canal infantil da rede britânica BBC) e de produções premiadas como a série “My Life”.

O evento teve realização conjunta do Midiativa e Goethe-Institut São Paulo, em parceria com a Singular Mídia & Conteúdo.

O seminário fez uma reflexão sobre a percepção infantil da realidade e sua relação com a imaginação, os afetos e o imaginário. O comKids cria um espaço para discutir formas de diálogos e representações dos vários modos de ser criança, em compromisso com mediações sensíveis que apoiem as crianças na construção do seu repertório e sentido de sua experiência e estar no mundo.  Entre os convidados das mesas estão especialistas e produtores que vêm criando novos formatos e linguagens de produções de não ficção para o público infantojuvenil no cinema, na TV e na literatura.

A mostra audiovisual ilustra exemplos de excelência nessas reflexões, com a exibição de programas de TV, documentários, reportagens, noticiários e outros formatos de não ficção criados ao longo das últimas décadas em vários países.

Ao enfocar as histórias infantis, o comKids não ficção abre o diálogo sobre as fronteiras entre realidade/ficção e realidade/imaginação e imaginário infantil, limiares tão íntimos à perspectiva infantil e inspirar novos projetos de não ficção para crianças.

Programação

Manhã
9h – Abertura
9h30 – Mesa 1 – Realidade e reconto do real
As subjetividades e sensibilidades infantis apresentam códigos próprios de leitura e construção genuína da realidade. O olhar da criança está sempre atento à essência das coisas e dos acontecimentos. Em seu olhar que sempre olha pela primeira vez o mundo, as crianças apresentam outras e novas formas de ver e de ser, recontando a realidade e destacando perspectivas que lhes são próprias.

Gabriela Romeu (Projeto infâncias)
Jornalista, documentarista, escritora e crítica de teatro infantil. Autora de “Terra de cabinha” (2016, Peirópolis), entre outras publicações. Em parceria com Marlene Peret, é idealizadora do Projeto Infâncias, que pesquisa, registra e reflete sobre a vida de crianças em diferentes lugares do país.

Heloisa Pires Lima (Antropóloga social e escritora de livros infantis)
Doutora em antropologia social, autora de livros voltados para o leitor infantil e juvenil, entre eles, “Histórias da Preta” (1998, Cia das letrinhas) e “Quilombololando” (2016, Amarilys). Consultora da série “Livros Animados” (Canal Futura, Melhoramentos, Projeto Brasil Plural e Oiapoque Edições).

Mediação: Vanessa Fort

Coordenadora geral, editorial e de planejamento do comKids. Responsável pela criação e desenvolvimento infantil na Singular, Arquitetura de Mídia, tendo desenvolvido projetos editoriais e de série para canais como TV Cultura, TV Escola, Cartoon Network e Gloob.

11h – Intervalo

11h30 –  Mesa 2 – Diálogos com a infância e a juventude

Apresentação de projetos e processos de escuta infantil que investigam modos de aproximação e diálogos com as crianças, considerando aspectos éticos e sensíveis à diversidade de suas realidades e modos de ser.

Nayana Brettas (Criança Fala)
Mestre em sociologia da infância pela Universidade do Minho (Portugal). Nayana é membro da Rede Nacional Primeira Infância. Fundadora da ONG CriaCidade, que atua por uma cidade mais brincante, sustentável e humanista. Idealizadora e coordenadora do Projeto Criança Fala.

Roberta Asse (Criadeira de histórias)
Autora, designer e ilustradora de livros e aplicativos para crianças e jovens. Roberta é formada em arquitetura pela FAU-USP. Em 2015 publicou a “Coleção das crianças daqui” (Criadeira Livros), com histórias oriundas de viagens de pesquisa e escuta, realizadas pelo interior do país.

Tayla Nicoletti e Inês Figueiró (TV Cambridge)
Tayla: Formada em Cinema, trabalha com conteúdos audiovisuais infantojuvenis. Ilustradora de livros infantis e autora de HQ’s. Faz parte do coletivo TV Cambridge, que fomenta a produção audiovisual feita pelas crianças moradoras de ocupação no centro de São Paulo.

Inês: Formada em Jornalismo e pós-graduada em roteiro. Estudou documentário em San Antonio de Los Baños (Cuba). Escreve conteúdo audiovisual educativo para o público infantojuvenil. Co-roteirista e uma das assistentes de direção do longa “Era o Hotel Cambridge”.

Lindalva Souza (VIB – Vozes da infância brasileira)
Formada em artes cênicas, Lindalva atuou em projetos como “Com a palavra, as crianças” e “Mapa do Brincar”. Arte educadora, formadora de professores e coordenadora do processo de escuta lúdica do VIB – Vozes da Infância Brasileira, uma das ações do Mapa da Infância Brasileira – MIB.

Mediação: Nanci Barbosa

Formada pela Escola de Comunicações e Artes ECA/USP, Nanci é roteirista e diretora do documentário ABCD Jovens – A nossa cara, entre outras produções. É professora-pesquisadora e atualmente leciona no Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac.

13h – Almoço

14h – Relatos de experiência – Projeto Minha Vez, Repórter Rá-Teen-Bum e Logo!

Produtores e diretores falam sobre a experiência de realizar projetos de não ficção e trazem alguns dos resultados do projeto Minha Vez, fruto de parceria da Free Press Unlimited com o comKids, cujo foco está na criação de documentários de curta-metragem para o público infantojuvenil.

Mauro D’addio (Hora Mágica Produções)
Formado em comunicação especializado em cinema pela FAAP. Escritor de roteiros e diretor audiovisual. Entre suas produções estão: “Kunumi, o raio nativo” (2016, Hora Mágica e Free Press Unlimited, projeto Minha vez), “O morro da guerra eterna” (2011), “A menina do mar” (2010) e “Educador nota 10” (2014).

Ana Pacheco (3 Tabela Filmes)
Formada em Comunicação Social, mestre em antropologia e especializada em roteiro de cinema. Coordenadora do Núcleo Criativo Caleidoscópio. Escreveu as duas primeiras temporadas de “Gaby Estrella”, indicada ao Emmy Kids. Diretora do curta “Respeito”, realizado em parceria com o projeto Minha vez.

Ida Iervese (TV Rá-Tim-Bum)
Comunicadora social com experiência em criação, desenvolvimento e produção de conteúdo audiovisual. Atuou como coordenadora geral de produção da TV Rá Tim Bum (TV Cultura – Fundação Padre Anchieta) por oito anos. Desde 2013, é coordenadora geral do canal.

Logo! (ZDF, Alemanha) –  Markus Moerchen fará um relato por vídeo contando um pouco a respeito da experiência acumulada na série Logo! da ZDF (Alemanha), que explora o formato do noticiário infantil em formatos de até dez minutos.

Mediação: Beth Carmona

Presidente do Midiativa , diretora geral do comKids e Socia-diretora da Singular, Midia & Conteúdo. Consultora, produtora e gestora de projetos infantojuvenis. Participa ativamente de festivais,concursos, seminários e workshops, nacionais e internacionais, com objetivos de fomento, desenvolvimento e formação profissional nas áreas de conteúdos do audiovisuais e digitais interativos.

15h – Intervalo

15h30 – Masterclass com Kez Margrie (produtora executiva da CBBC, Inglaterra)
Especializada em conteúdo infantil desde 1999, Kez é a responsável pelo comissionamento de projetos em formatos factuais e de entretenimento do canal de televisão britânico infantil CBBC. Seu portfolio inclui as séries “Operation ouch!” (vencedora do BAFTA), “Officially amazing” e “My life” (vencedora do BAFTA e do Prix Jeunesse Internacional), que traz as histórias de crianças comuns vivendo vidas extraordinárias desde uma perspectiva inovadora.

18h30 – Mostra de programas de não ficção

Programas selecionados de televisão e internet de diversos países do mundo e em diversos formatos exploram a não ficção feita com e para crianças.

Same but different – Theo’s Story (Inglaterra, 2014, David Barnes, Libra Television)

same_but_different_david_barnes

Same but different, Libras television. Divulgação.

Série que trata sobre crianças especiais do Reino Unido. Com uma perspectiva sensível e documental, no programa as crianças buscam explicar como é ser especial, ou ainda, o que significa ser quem elas são. Série ganhadora do Emmy Internacional.

Cultural Shock (Itália, 2013, Davide Tosco e Paolo Ceretto, RAI)

2014_tv_eu_inf_rai_596x270

Cultural Shock, RAI. Divulgação.

Programa cultural que descobre as origens da segunda geração de jovens residentes na Itália através de viagens pelos seus países nativos. A série foi lançada em um concurso na web que convidava jovens italianos e estrangeiros residentes no país para participar e concorrer a uma viagem e um programa de TV só deles, que mostra a jornada percorrida e as impressões dos vencedores.

Las niñas de la guerra – Berenice (Colômbia, 2015, Jaime César Espinoza, Hierroanimación, 7 min)

Las Niñas de la Guerra Cap. 1 Berenice

Las niñas de la guerra, Hierroanimación. Divulgação

A série relata histórias de crianças que fizeram parte de frentes de guerrilha, muitas vezes recrutadas à força por grupos armados. Nesse episódio, Berenice, uma menina de oito anos de idade, se une a uma frente de guerrilheiros depois de sofrer por abusos domésticos e pela indiferença da família.

Meninos e reis (Brasil, 2016, Gabriela Romeu)

meninos e reis

Meninos e reis, Gabriela Romeu. Divulgação.

Num dos folguedos mais populares do Cariri cearense, o palhaço pinta a cara de preto, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reinados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado e encara o drama de passar a coroa para a irmã mais nova, vivendo um verdadeiro rito de passagem.

¿Con qué sueñas? Latinoamérica – Trailer da nova temporada (Chile, 2013, Paula Gomez Vera, coprodução: Mi Chica Producciones, TVN e CNTV)

conque_suenas

¿Cón qué sueñas? CNTV. Divulgação.


“¿Con qué sueñas?” é uma série documental de TV que mostra os contrastes e a diversidade regionais, por meio da vida das crianças.

comKids não ficção conta com o apoio da Roquette Pinto Comunicação Educativa e da Brazilian TV Producers – programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)-  e com o apoio cultural da SPCine.

SERVIÇO
comKids não ficção – Debates, mostra e masterclass
Data: 23.09.16 (sexta-feira), das 09h00 às 19h30
Local: Auditório do Goethe-Institut São Paulo
Endereço: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – 05413-001 | São Paulo – SP
Inscrições: de 29/08 até 22/09, no portal comKids
Público-alvo: Produtores e estudantes de audiovisual, representantes de canais de televisão e profissionais das áreas cultural e educativa em geral (escritores, artistas, fotógrafos, game-designers, ilustradores, educadores, agentes culturais e sociais).
Capacidade: 160 pessoas
Entrada gratuita, vagas limitadas

Sobre Kez Magrie

Produtora Executiva / Commissioning editor – CBBC, Inglaterra
Kez Margrie tem expertise em produções de TV e desde 1999 se especializou em trabalhar com conteúdos voltados para crianças e jovens em formatos de não ficção. Supervisiona os projetos do canal realizados com produtoras independentes. Em seu portfólio estão séries como Operation Ouch, Officially Amazing, Junior Vets e Our School, todas premiadas pelo Bafta, o prêmio da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e de Televisão. Kez Margrie também produziu a série “My Life”, que apresenta histórias reais e cotidianas de crianças extraordinárias. O programa recebeu prêmios Emmy e do festival Prix Jeunesse Internacional.

Sobre os realizadores
O comKids é uma iniciativa para a promoção de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica.
Com caráter articulador e por meio de parcerias, o comKids teve início em 2010, a partir da percepção de que o setor de mídia e cultura para infância e adolescência poderia se beneficiar de uma iniciativa que mobilizasse os variados atores envolvidos na produção eletrônica e cultural para o público infantojuvenil . Dentre as principais atividades do comKids está a realização bianual do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano e sua plataforma informativa.
Sobre a Singular, Mídia & Conteúdo e o Midiativa
comKids é o resultado do amadurecimento de um trabalho de mais de 12 anos do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes em parceria com a Singular, Mídia & Conteúdo, empresa especializada em conteúdos infantis.

Sobre o Goethe-Institut

O Goethe-Institut tem atividades no mundo todo como instituição cultural da República Federal da Alemanha e promove o aprendizado da língua alemã no exterior, além de fomentar a Cooperação Cultural. O Instituto difunde um retrato abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida cultural, social e política do país. Com uma rede de Institutos, Centros Goethe, associações, salas de leitura e centros de exame e ensino, está presente em 87 países. O Goethe-Institut promove o intercâmbio cultural por meio de eventos nas áreas de cinema, música, dança, teatro, artes plásticas e literatura.
Mais informações sobre comkids não ficção:

Email: [email protected] / produçã[email protected]
Telefone: (11) 3074-0085