2014 um ano recheados de coisas boas!

Este foi um ano recheado de muitas atividades. Entre os nossos desejos e realizações, nos aproximamos ainda mais do mundo da comunicação e da cultura pelas vias do audiovisual e do digital, com aprofundamento das questões caras para a infância. Compartilhamos aqui com vocês algumas das coisas que fizemos:

comKids Inovação

Em abril realizamos o comKids Inovação que contou com a presença da Chiqui González (Ministra de Inovação e Cultura de Santa Fé – Argentina), Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande – CE), Laura TeixeiraHélio Ziskind, Coletivo Lumika e Ricardo Palmieri e vários outros profissionais da área de audiovisual, infância, cultura e educação. A iniciativa ainda teve a Rodada de projetos onde diversos projetos foram apresentados e reuniam diversas linguagens: cinema e séries de animação, séries live-action, plataformas digitais, teatro e processos colaborativos com crianças e jovens. Como parte disso tudo (!), ainda fizemos a publicação do comKids Inovação em parceria com vários colaboradores do Portal: pessoal do Garatujas Fantásticas, Gabriela Romeu, Teca Alencar, Cielo Salviolo, o colombiano Javier Naranjo, e vários outros.

Chiqui González - comKids Inovação - Foto: Danila Bustamante
Chiqui González – comKids Inovação – Foto: Danila Bustamante
Rodada de projetos - Projeto de longa-metragem de animação Pedra Dourada
Rodada de projetos – Projeto de longa-metragem de animação Pedra Dourada – Foto: Danila Bustamante/comKids

comKids Primeira Infância

Em setembro fizemos o  ComKids Primeira Infãncia  onde reunimos muita gente que trabalha com e para os pequenos em diversas linguagens e jeitos. O inglês Daniel Bays, produtor criativo do canal pré-escolar da BBC, Sharon Tomas, diretora de produção da Little Airplane (EUA), Hiroko Sakaue, diretora do departamento infantil da NHK (Japão), Edith Derdyk, das artes visuais, Luiz Cherubini do Grupo Sobrevento e Carlos Laredo do La Casa Incierta, grupos dedicados ao Teatro para bebês, e Anna Chiesa, Adriana Friedmann e César Leite que conversaram com a gente sobre infância e desenvolvimento infantil, entre outros.

comKids Inovação e Primeira Infância foram possíveis por meio de diversas parcerias. O Goethe-Institut SP é nosso parceiro há muitos anos e, este ano, foi nosso principal apoiador e parceiro de realização nestas iniciativas.

Luiz Querubini - na mesa
Luiz Querubini – na mesa “O olhar e a sensibilidade infantil” – Foto: Danila Bustamante
Goethe-Institut - comKids Primeira Infância
Goethe-Institut – comKids Primeira Infância – foto: Danila Bustamante/comKids
comKids 2014 - Foto: Danila Bustamante/comKids
comKids 2014 – Foto: Danila Bustamante/comKids

Mostras comKids

2014 também foi um ano de aprofundar as parcerias. As Mostras comKids levaram os conteúdos premiados e finalistas de nosso festival para crianças de São Paulo, Santa Catarina,  Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife através dos eventos da Mostra de Cinema de Florianópolis, do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), do Festival Internacional de Intercambio de Linguagens (FIL), FLUPP, além do Festival Kolibri (Bolívia), Ojo de Pescado (Chile), além de mostras na Venezuela e Peru. Para proporcionar acesso à conteúdos de qualidade, contamos com a colaboração dos produtores e diretores e de parceiros como o Clube do Professor, a Escola no Cinema e o Espaço Itaú de Cinema. Por meio de parcerias, as mostras vêm se consolidando como um momento importante de exibição e conversa sobre linguagem, infância, cultura e comunicação. Em parceria com o Sesc, ainda realizamos mostras que foram vistas por crianças e famílias em mais de 11 de unidades da instituição.  Para esta ação, nossa equipe produziu o Caderno comKids, uma conversa com educadores sobre produção audiovisual para crianças e adolescentes.

Oficinas comKids

Estreitamos ainda nossa relação com os Pontos Mis, uma ação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Durante todo o ano nossa equipe produziu e ministrou várias oficinas para crianças de 06 a 14 anos mais de 40 cidades do interior do estado.  🙂

Em nosso canal compartilhamos diversos vídeos que produzimos durante o ano, e nossos álbuns vocês podem ver o registro fotográfico de vários destes momentos.

Posts relacionados