EVENTOS

Por: comKids(Redator)

A quinquagésima edição do festival Prix Jeunesse Internacional, que acontece a cada dois anos em Munique, Alemanha, já começou. O festival, que conta com seis dias de programação, traz algumas novidades quanto às edições anteriores. Dentre elas, temos a premiação dos melhores programas infantis dos últimos 50 anos. Os finalistas dessa categoria são 25 conteúdos ficcionais e 25 não-ficcionais. Um grupo de 100 especialistas em mídia infantil irá compor a equipe de avaliação dos conteúdos.

mapa-internacional

mapa contendo fotos com os países colaboradores do Prix

Outro destaque é a categoria “Gender equity”, que selecionará um filme que trate a questão da igualdade de gênero e da imagem de meninas e meninos em suas abordagens. Uma das ideias desta categoria é a de problematizar os papeis sociais normalmente atribuídos a cada gênero.

Nos primeiros dias de evento, os participantes foram acolhidos, aconteceu o credenciamento e as projeções das categorias 12 a 15 anos, ficção e não ficção, e 7 a 11 anos, não ficção. Além disso, houve a já tradicional partida de futebol do Prix Jeunesse Internacional. O terceiro dia incluiu a exibição da categoria 7 a 11 ficção e apresentações musicais e falas institucionais, entre elas a de Maya Göetz (Diretora da Fundação Prix Jeunesse). De noite, se homenageou o Japan Prize, em uma cerimônia oriental.

japanprize2

noite dedicada ao Japan Prize

maya

Maya Göetz, Diretora da Fundação Prix Jeunesse Internacional

Para o quarto e o quinto dia, a previsão é da exibição das categorias 0 a 6 anos ficção e não ficção, uma palestra sobre as histórias que nunca foram contadas nos programas de TV dedicados às crianças, a categoria de Interatividade e uma inusitada noite de karaokê nórdica.

Por fim, no último dia, após a sessão de moderação da categoria Interativa, os moderadores farão seu relatório e os finalistas serão anunciados. A cerimônia de premiação acontecerá a partir das 19h30, horário da Alemanha.

O festival Internacional Prix Jeunesse é um evento que busca ser representativo em termos mundiais. É um evento em que a presença de profissionais dos cinco continentes é estimulada e valorizada. Este ano o júri infantil contou com crianças da Malásia, Canadá, Namíbia, Montenegro, Jordânia, Nova Zelândia e Colômbia.

O comKids está presente no evento, contando com a participação de Beth Carmona como Moderadora de uma das categorias audiovisuais e Vanessa Fort, que foi pré-jurada da categoria Interactivity. Além delas, representantes dos conteúdos ganhadores do Prix Jeunesse Iberoamericano 2013 também estão lá, entre eles o coletivo Lumika. A produção da TV Cultura Pedro e Bianca também está competindo na categoria 12 a 15 anos.

mesa

mesa de moderadores

Acompanhe as novidades também pelo Facebook do comKids e pelo Facebook do Prix Jeunesse Internacional