Novidades

Por: comKids (Redator)

Conversa comKids reúne especialistas de áreas variadas em torno ao tema da escuta infantil

foto do destaque: Andrés de Gabriel, espetáculo “Si tu no hubieras nacido”, La casa incierta.

A escuta das crianças potencializa a curiosidade, a sensibilidade e a investigação da vida, e portanto merece uma atenção dedicada de nossa parte. Esta conversa pretende investigar o processo colaborativo entre adultos e crianças na criação de literatura, filmes, histórias, ou mesmo de simples prosas que aumentam nossas compreensões com respeito ao tema da infância e das suas características.

Uma observação atenta ao comportamento das crianças pequenas é um dos princípios para a para a investigação da sua natureza. Porém, nem sempre é fácil fazer isso com profundidade, se levamos em conta as distâncias cognitivas, intelectuais e de sensibilidade que nos separam. Como entender o que as crianças sentem, querem e são? Como nos colocar no lugar de ouvir além mesmo estando na posição de falar? Essas são apenas algumas das questões que norteiam a temática da mesa “A escuta infantil, crianças no centro”, que contará com a presença dos convidados: Adriana Friedmann (NEPSID), Carlos Laredo (La casa incierta) e Jan-Willem Bult (World Kids News).

A mesa “A escuta infantil, crianças no centro” acontecerá dentro da programação comKids Primeira Infância, na terça-feira, dia 17/09, às 16h no Goethe-Institut São Paulo.

A nova programação do Primeira Infância já está disponível on-line (para visualização e download).

Confira abaixo mais informações sobre os convidados:

Adriana Friedmann
AdrianaF

Doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Especialista, palestrante e consultora nas temáticas da infância e do brincar. Criadora e coordenadora do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento). Coordenadora e docente de cursos de pós-graduação, é também autora de vários livros na área, dentre eles, “Linguagens e culturas infantis”.
Carlos Laredo
carlos-laredo

Diretor teatral, dramaturgo e gestor cultural. Fundou o grupo “La casa incierta” junto com a atriz brasiliense Clarice Cardell em 2000. Dirigiu e escreveu 14 peças para a primeira infância e realizou mais de 2000 apresentações ao redor do globo. Nos últimos anos colabora como curador do Festival Primeiro Olhar de Teatro para Bebês em São Paulo junto com o Grupo Sobrevento. Realiza oficinas de arte para profissionais da educação infantil, artistas, pais e mães e para famílias com crianças diagnosticadas com transtorno de espectro autista.
Jan-Willem Bult
jan_willem

Escritor de livros infantis, roteirista de cinema e séries de TV. Desde 1997 foi diretor criativo e chefe de programação infantojuvenil da KRO, na Holanda. Por seu trabalho já recebeu prêmios do Prix Jeunesse Internacional, Prix Danube e Dutch Academy Award. Desde fevereiro de 2014 Jan-Willem Bult é o embaixador do “Kids News Network” e “Wadada World Kids News”, apoiando o desenvolvimento e o alcance da rede dos programas de notícias para crianças. O “Kids News Network” já existe em 12 países, entre os quais o Suriname, Bolívia, Gana e Birmânia. Em 2007, fundou sua própria fundação, a JWB Foundation, para apoiar projetos de mídias e esportes com participação infantil para o desenvolvimento da paz.

Mediação: Beth Carmona I diretora geral do comKids