Novidades

Por: comKids (Redator)

logo-cabecera-ciudades-educadoras-america-latina2

O conceito de Cidade Educadora começou a se difundir como movimento em 1990, a partir do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, celebrado em Barcelona. A ideia básica é praticar ações que possibilitem a melhora da qualidade de vida dos habitantes. Em 1994 foi que o movimento ganhou oficialidade, constituindo-se como a Associação Internacional das Cidades Educadoras , em Bolonha, Itália.

O interessante artigo de Luana Costa, do Blog Educação, “O conceito de cidades educadoras em bairros brasileiros” , traz uma perspectiva do que vem acontecendo no Brasil com respeito a esse movimento.

O bairro Cidade Nova Heliópolis (São Paulo) é uma das experiências citadas por Luana, que realizou, dentro das implementação do projeto, uma profunda articulação comunitária somada a esforços múltiplos no sentido de tornar mais participativas e democráticas as instituições do bairro.

Heliópolis

Heliópolis

Os projetos da Associação Cidade Escola Aprendiz também são mencionados no artigo, e incluem atuação em bairros nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Entre os dias 14 e 16 de março de 2014, a cidade de Rosário, na Argentina, será sede de uma reunião do comitê executivo da Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE. O município argentino, que faz parte da associação desde 1999, receberá, na ocasião, representantes das cidades de Barcelona, de Rosario e São Paulo e de muitas outras cidades educadoras ao redor do globo.
O comitê executivo é uma das instâncias de condução da associação e tem o papel de dirigir, gerir, executar e representar a AICE. Na reunião de Rosário, as cidades participantes designarão a sede do XIV Congresso Internacional, que acontecerá em 2016.

O XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras ocorrerá entre os dias 13 e 16 de novembro de 2014, em Barcelona. Com o tema “Uma cidade educadora é uma cidade que inclui”, o congresso debaterá o risco que o surgimento e a consolidação de novas formas de exclusão podem trazer para a sociedade.

Artigos relacionados: “Cidade educadora. O que significa isso afinal?“, por Daniela Jacinto
Autonomia da Escola por Projetos Pedagógicos Comunitários“, Helena Singer

Foto do destaque: arte de Walter Nomura no beco do Aprendiz.