Charlotte, a youtuber infantil de animação

Uma nova forma de olhar o mundo é o mote do Canal da Charlotte, personagem criada em livro em infantil e que virou youtuber de animação na versão digital. O canal, lançado em junho do ano passado e que já tem mais de 4 milhões de visualizações, é criação da ilustradora e escritora Vivian Suppa e do dramaturgo, ator, diretor e apresentador Miguel Falabella. A direção-geral é do produtor-executivo Filipe Fratino.

No canal, Charlotte Lunette tem 7 anos e lida com a rotina própria da idade, mas com uma diferença: tem óculos mágicos que mostram a vida como ela deveria ser. O mote abre janelas de oportunidade para tratar de forma divertida de temas como bullying, solidariedade e sustentabilidade, e aguça a curiosidade dos pequenos com interações entre Charlotte e o público.

Charlotte
Charlotte, a youtuber infantil de animação

Dos livros ao Youtube

A personagem que virou animação tem origem no livro “Os óculos mágicos de Charlotte”, de Vivian Suppa, publicado em 2016. Veja aqui a entrevista com a escritora.

Quem escreve os roteiros é Falabella, também dublador do cachorro Pelusso, amigo e conselheiro de Charlotte, e que quer ainda transformar a personagem em protagonista de musical no teatro. Uma das inspirações de Falabella, para essa experiência de escrever para crianças, é a dramaturga Maria Clara Machado, mestre do teatro infantil brasileiro, como ele revelou ao comKids:

– Aprendi com a grande mestre Maria Clara Machado, no Tablado, a sempre tratar as crianças como seres pensantes, que podem fazer suas escolhas. Eu e Suppa vivemos um tempo na França. Também sempre gostei muito da maneira francesa de criar as crianças, que investem nelas uma profunda responsabilidade. Não são paparicadas e ganham autonomia muito cedo. Essa minha forma de encarar as crianças como seres responsáveis e pensantes está muito presente na criação da Charlotte.

Esse estímulo à autonomia incentiva a interatividade e os múltiplos usos dos óculos mágicos O diretor Filipe Fratino conversou com o comKids e contou como comentários e vídeos enviados pelas crianças alimentam e inspiram os episódios do canal.

– Charlotte é personagem de livro infantil ilustrado e hoje é também um canal de Youtube. Por que vocês escolheram esse caminho para entrar no mundo digital? 

A presença da criança no mundo digital é um fato, mas nem sempre o conteúdo que ela encontra neste universo tem a qualidade que desejamos para nossas crianças.  Ao mesmo tempo, a linguagem que nasceu espontaneamente nas redes sociais traz elementos que abrem muitas possibilidades, principalmente de interação. 

Acredito que é um desafio para nós, criadores e produtores, ocupar o espaço digital de maneira inovadora em busca de experiências ricas para as crianças. Unir a linguagem das redes sociais e um conteúdo de qualidade como Charlotte foi um desafio criativo que empolgou muito Miguel Falabella, Suppa e eu.

O formato foi se moldando organicamente conforme percebíamos as respostas da audiência. Os comentários, os likes, os vídeos que as crianças com os pais enviavam… Todos os canais digitais da Charlotte (YouTube, Instagram, Facebook, até Whatsapp) serviram como termômetros pra percebermos como falar com as crianças e pais. O contato direto com pais e crianças é muito estimulante!

Vídeos enviados ao canal inspiram roteiros

– Há planos para uma série de animação para TV? 
Sim, mas antes de produzir uma série tradicional, queremos levar este formato interativo para a televisão. Acreditamos que ele pode trazer um frescor revigorante para a televisão e, principalmente, criar um link entre a TV e as redes sociais.

O conteúdo de Charlotte estará em várias telas.  Em cada uma delas, a experiência será diferente, mas interligada de maneira complementar.

Já existe uma TV educativa muito interessada neste formato e estamos conversando com alguns canais a cabo.  Em breve teremos novidades.

– Desenvolver produções para diferentes plataformas requer olhares diferentes sobre cada conteúdo? 
Esta é a grande brincadeira hoje em dia.  As inovações tecnológicas trazem muitas possibilidades, mas como utiliza-las a favor do conteúdo de qualidade? Como estimular positivamente as crianças?  Como oferecer elementos para uma vida rica em experiências?

Então a brincadeira se transforma em um desafio e um compromisso. Cada plataforma pede um o olhar diferenciado. Para cada uma moldamos o storytelling, o timming, os diálogos, o enquadramento, a interatividade.  É muito estimulante.

– Como tem sido essa experiência?
Em seis meses produzimos 30 episódios e 10 músicas originais. Temos no Canal mais de 4 milhões de views. A maior parte da audiência (60,9%) vem do Youtube Kids,  mostrando que são realmente as crianças que assistem aos vídeos do canal. No Instagram temos mais de 18 mil seguidores. Todo desempenho do canal foi conquistado organicamente, sem investimento em mídia.

Canal de youtube infantil de animação é inspirado em universo criado em livro infantil

–  A interatividade com crianças é uma das marcas de Charlotte no Youtube. Os roteiros são influenciados pelos comentários que vocês recebem das crianças?
As crianças interagem de diversas formas, mas sempre estão com seus pais e em casa, temos um controle rígido para isto. 

Nos episódios onde há um enredo pré-concebido, mandamos para os país uma ideia de diálogo da criança com a Charlotte. Eles gravam no celular, nos enviam o vídeo e a partir deste material nós moldamos as falas da Charlotte para encaixar no diálogo.  As crianças trazem seu mundo particular para a animação. 

Em outros casos Charlotte faz uma pergunta e as crianças enviam vídeos com respostas. Charlotte já perguntou: “O que você veria se usasse os óculos mágicos por um dia? A fantasia infantil ganha asas e as respostas são maravilhosas e divertidíssimas.

Depois de um certo tempo do canal no ar, as crianças foram se familiarizando com a interatividade e começaram a enviar espontaneamente ideias, pedidos, comentários. Procuramos incorporar ao máximo estes conteúdos e criamos falas para Charlotte a partir deles.

A próxima novidade interativa tem como o público os pais. Vamos abrir uma playlist no Canal da Charlotte com vídeos totalmente dedicados aos pais.Nesta área vamos disponibilizar vídeos que estamos produzindo em parceria com a SOS Educação. Estamos entusiasmados com o novo desdobramento do Canal da Charlotte.

Fonte das imagens: divulgação.

Posts relacionados