Novidades

Por: comKids (Redator)

9fe6b49b-5887-4d29-8695-37cd1be31009

cena de “Contos da Noite”, de Michel Ocelot.

Em junho e julho, o Sesc Pompeia oferece sessões gratuitas de animações infantis com o projeto Cinemini

A partir de 28 de junho, sempre ao meio dia dos sábados e domingos o Teatro do Sesc Pompeia se transforma em um cinema para crianças ao exibir “Os Contos da Noite”, “Histórias antes de uma história” e “O Menino e o Mundo”, filmes de animação feitos a partir de desenhos e sem atores ou cenários reais.
As animações do programa, ao contrário das produções de grandes estúdios, primam por uma estética simples, que ganham vida com suas cores vibrantes e com a criatividade de seus roteiros. Os três filmes têm em comum o desejo de mostrar a potencialidade da arte na expressão de ideias e sentimentos e na descoberta de mundos novos.
A escolha não foi a toa. “Os contos da noite falam da magia do cinema, História antes de uma história expõe o processo criativo de construção de uma animação e O menino e o mundo abusa das artes plásticas para contar a história de um menino que descobre um novo mundo. Os três filmes são capazes de emocionar, transformar seu tempo espaço com delicadeza inesquecível.” Explica Renata Figueiró, técnica responsável pela programação do Cinemini.

Com entrada gratuita, a retirada dos ingressos para as sessões tem início às 11h, na bilheteria do Sesc Pompeia. A programação, continua no mês de agosto com a apresentação de novos filmes e está sujeita a mudanças caso as datas coincidam com jogo da Seleção Brasileira.

OS CONTOS DA NOITE | Dias 28 e 29 de junho, sábado e domingo, às 12h

Les contes de la nuit. Direção Michel Ocelot. França, 2011, 84 minutos – exibição do filme dublado

Sinopse: Todas as noites, uma menina, um menino, e um velho reúnem-se em um pequeno cinema. Embora o lugar pareça abandonado, ele é cheio de magia. Os três amigos pesquisam, inventam, desenham e se vestem como diversos personagens. A cada noite, encenam uma história, uma fantasia. Há bruxas e fadas, reis poderosos , lobisomens, belas e cruéis mulheres, catedrais e cabanas de palha, cidades de ouro e florestas escuras. Eles se sentem vivendo uma noite mágica em que tudo é possível.

O diretor deste filme, Michel Ocelot, é considerado um mestre no cinema de animação. Cria as histórias de seus filmes inspirado em contos de diversos lugares do mundo. Gosta de falar sobre o universo de príncipes, princesas, fadas e feiticeiras. É dele também o famoso Kiriku e a Feiticeira (1998). Para criar os desenhos deste filme, inspirou-se no teatro de sombras chinesas, e utilizou silhuetas negras recortadas, contrastando com cenários ricamente desenhados e muito coloridos.


HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA | Dias 5 e 6 de julho, sábado e domingo, às 12h

historia antes de

cena de “História antes de uma história”, de Wilson Lazaretti

Direção Wilson Lazaretti. Brasil, 2012, 80 minutos

Sinopse: Doutor K é um velho e sábio desenhista, mas que não sabe tudo. Adora criar cenários, personagens e histórias para demonstrar como se faz um desenho animado. Para isso, conta com a ajuda dos personagens que ele mesmo cria, e de alguns instrumentos, que lhe parecem estranhos, mas que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação.

Este é o primeiro longa-metragem do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, em seus 40 anos de existência. Da primeira ideia ao filme pronto passaram-se 13 anos, com uma equipe de apenas 15 pessoas, que trabalharam pesado. Cerca de 100 mil desenhos foram criados. A trilha sonora é composta por 14 canções e foi gravada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Ná Ozzetti e Elza Soares.

O MENINO E O MUNDO | Dias 12 e 13 de julho, sábado e domingo, às 12h

omenino-media

cena de “O menino e o mundo”, de Alê Abreu

Direção Alê Abreu. Brasil, 2014, 80 minutos

Sinopse: Um garoto mora com o pai e a mãe em uma pequena casa no campo. Por não encontrar trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Chegando lá, se surpreende com um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres.

“O Menino e o Mundo” é feito com desenhos a lápis de cor, giz de cera, pastel, canetinha, colagens e pinturas. A história do filme é contada quase sem uso de palavras. Um ou outro diálogo é dito, porém num dialeto muito diferente, que na verdade é o português dito de trás para frente. A música tema foi composta e interpretada pelo rapper Emicida.

SERVIÇO
Cinemini – a partir de 28 de junho, aos sábados e domingos, às 12h, no Teatro
Gratuito – retirada com 1 hora de antecedência
Classificação: livre
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não há estacionamento. Para informações sobre outras programações acesse o portal www.sescsp.org.br