EVENTOS

Por: comKids(Redator)

comKids Inovação
Rodada de Projetos
Premiação
Abril, 2014

Com a intenção de fomentar a produção e o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais e reconhecer trabalhos com potencial de desenvolvimento e produção, o comKids Inovação abriu inscrições para projetos audiovisuais, projetos digitais e interativos e mistura de linguagens/projetos transmídia dedicados a infância. Tivemos um total de 41 projetos inscritos e 06 finalistas, vindos de 06 estados brasileiros e 1 vindo da Colômbia, que fizeram sua apresentação durante o evento no Goethe Institut.

Todos os inscritos passaram por avaliação de um pré-juri qualificado e,  no dia 15 de abril, aconteceu a divulgação dos finalistas que, por sua vez, fizeram a apresentação pública do seu projeto no dia 24 de abril.

Pré-juri (que consolidou os finalistas): Thais Caramico e Roberto Almeida (Garatujas Fantásticas), Cielo Salviolo (Consultora e diretora do LatinLab), Cleomar Rocha (Media-Lab da UFG), Artur Tilieri (Cartoon Network), Vanessa Fort e Beth Carmona (comKids).

Projetos Finalistas :

Nina (Carmela Conteúdos e Ideias) – Nina, uma menina que para adormecer capta em seu “luneidoscópio” canções de ninar, tem que recuperá-las depois que uma bruxa as rouba para tentar, sem sucesso, ninar seu bruxinho que se recusa a dormir.

Pedra Dourada (Alopra Estúdio) – No interior do Brasil, em uma terra pobre e seca, vive Pedro. Um garoto de doze anos muito inteligente, de imaginação fértil, que sonha em ser cientista. Certo dia, um forasteiro cruza seu caminho e sem querer deixa para trás uma folha com um conteúdo secreto: um protótipo de uma máquina para fabricação de ouro. Nesse instante o destino de Pedro muda para sempre, agora o garoto tem a oportunidade de tornar sonho em realidade.

Projeto Blogar – Uma iniciativa de inclusão digital que tem como proposta o mapeamento e o cadastramento das escolas da rede pública e particular de ensino nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014, numa rede nacional de inclusão digital com a criação de blogs de plataforma digital open source (código aberto), onde os alunos das escolas cadastradas no projeto aprenderão conceitos de software livre e redes digitais, além de como postar conteúdos relacionados aos impactos direto na vida pública das crianças de sua cidade, com a realização do mega evento esportivo.

Maguaré (Ministério de Cultura da Colômbia) – “MAGUARÉ, descubre, imagina y crea” es un portal web de acceso libre en el que a través de un universo narrativo cambiante se ponen a disposición de los niños y sus cuidadores más de 200 productos culturales y artísticos autóctonos de alta calidad dirigidos a la primera infancia, entre ellos: cuentos, canciones, rondas, arrullos, adivinanzas, trabalenguas, videos musicales y aplicaciones interactivas.

Crianceiras (Criatto Promoções) – Concebido pelo músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo, a partir da obra de Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade, o Crianceiras reúne poesia, música, imagem, ação e movimento em uma encenação delicada e inusitada, concebida por artistas criadores comprometidos com a arte contemporânea feita para crianças.

Projeto Piquenique – Angélica Kalil – Projeto transmídia de conteúdo educativo que une programas audiovisuais, jogos online, livros e troca de informações para aproximar crianças e adultos do mundo da alimentação. A ideia é mostrar onde nascem os alimentos, a relação deles com a história da humanidade e as várias maneiras de consumir cada um.

Defesa

Cada finalista teve 10 minutos cronometrados para apresentar seu projeto, perante a platéia convidada, com explanação e defesa, seguida por uma sabatina de perguntas do júri.

Júri (presente na avaliação pública): Karen Acioly – FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, Luiz Rangel – Programador cultural do Goethe-Institut São Paulo, Sabrina Nudeliman – Elo Company, Herminia Bragança – TV Brasil, Jimmi Leroy – Nickelodeon, Beth Carmona – comKids

Prêmios e Menções oferecidas

Prêmio comKids: Projeto que apresente abordagem, conceito e universo de atuação inovador, criatividade nos procedimentos artísticos e de metodologia de criação, conexão sensível com o pensamento e a expressão infantis, pesquisa de conteúdo e linguagem, olhar afinado às visões contemporâneas da infância. Inclui Consultoria de Desenvolvimento com a Singular, Arquitetura de Mídia. + Menção honrosa comkids.

Prêmio FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens: proposta inovadora que melhor contempla a mistura de linguagens que consolide uma visão criativa e adequada ao público infantil. Inclui visibilidade no FIL 2014.

Prêmio ELO COMPANY: projeto com maior apelo para o mercado nacional e internacional. Avaliação do projeto pela ELO COMPANY (que inclui um encontro presencial de 1 hora).

Prêmio Goethe-Institut: projeto que, de maneira original e consciente, procura ainda na fase de elaboração e produção, um envolvimento direto com o público para o qual é construído. (Menção)

Premiação/Vencedores/ Resultados – deliberação do júri

O Júri, representado por profissionais experientes e especializados em distintas áreas da produção artística para crianças e jovens, deliberou o resultado após reunião fechada de 45 minutos. O resultado foi avalizado e reconhecido por todos, após debates e análises cuidadosas sobre os 6 fortes projetos finalistas.

Projeto Nina
Prêmio comkids, Elo Company e FIL
Pela sensibilidade, criatividade, desenvolvimento da historia e concept de seus personagens, o júri, por unanimidade, reconheceu qualidades para que o projeto se desenvolva com consistência, salientando ainda sua sensibilidade e fantasia ao explorar o universo infantil com magia e intensidade.

Projeto Blogar
Prêmio Goethe-Institut
Incentivo e confiança para o único projeto de cultura digital que de forma apaixonada e direta defende a idéia de envolvimento direto com o publico das escolas, acolhendo de forma bem objetiva o conceito do Prêmio do Goethe-Institut.

Pedra Dourada – Longa Metragem – Alopra Estúdo
Prêmio Elo Company
Com potencial artístico, riqueza de traço e personagens bem construídos e apresentação coerente e profissional, a Elo Company defendeu este projeto, assinalando também a crescente produção de longa-metragens animados no Brasil e concedeu um dos seus prêmios a criatividade da produtora vinda do Rio Grande do Sul .

Maguaré – Portal do Ministério de Cultura da Colômbia
Menção honrosa do comkids
Devido a importante política pública de cultura para a infância que o Ministério de Cultura da Colômbia vem criando há anos, e pela delicadeza do projeto Maguaré, seus cuidados especiais de distribuição, o comkids concedeu a Menção Honrosa.

Todos os prêmios/menções dadas no comkids Inovação tiveram a intenção de potencializar o desenvolvimento de projetos que ainda não foram produzidos, para que, assim, possam ganhar orientações e mais força para sua realização, conforme característica de cada projeto.

São Paulo, 15 de Maio de 2014 .

Atenciosamente

Júri Rodada de Projetos comKids Inovação