Novidades

Por: comKids (Redator)

Festival acontece virtualmente entre os meses de agosto e setembro!

Estão abertas as inscrições de conteúdo no Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021! O comKids PJIBA é um evento que se destaca por sua atuação nas áreas de comunicação, mídia e infância, sempre valorizando a diversidade e a riqueza cultural regional nas obras, e atuando também como um ponto de encontro para produtores que tem como especialidade os segmentos infantil e juvenil.

O evento, tradicionalmente presencial, em 2021, une-se a muitos outros festivais nacionais e internacionais no formato on-line, por conta das medidas de isolamento, decorrentes da pandemia do Covid-19. Durante o Festival, os conteúdos finalistas poderão ser assistidos dos diferentes países, por meio de plataforma de streaming fechada, mediante pré-inscrição e com uso de senha de segurança.

Confira o regulamento da competição. Inscreva-se aqui!

Podem se inscrever na competição conteúdos audiovisuais em live-action ou animação, dedicados a crianças e jovens de até 15 anos de idade. As obras devem ter como idiomas originais o português ou o espanhol. Conteúdos em línguas nativas ou crioulas latino-americanas também são aceitos (no caso destas últimas, precisam estar legendados em português ou espanhol). Coproduções internacionais do mundo todo podem se inscrever, mas os conteúdos devem ter sido produzidos majoritariamente em países ibero-americanos para participar.

Cerimônia de encerramento. Festival comKids PJIBA 2019. Foto: Danila Bustamente / comKids.

Mesa de debate. Festival comKids PJIBA 2019. Foto: Danila Bustamente / comKids.

Em 2021, são sete as categorias principais da competição: 

Até 6 anos – ficção
Até 6 anos – não ficção
7 a 10 anos – ficção
7 a 10 anos – não ficção
11 a 15 anos – ficção
11 a 15 anos – não ficção
Conteúdos curtos (ficção e não ficção)

Para participar nas categorias divididas por faixa etária e gênero, os conteúdos devem ter duração entre 4 e 50 minutos. No caso de conteúdos com menor duração, é possível a inscrição na categoria “Conteúdos curtos” (ver regulamento).

As inscrições de conteúdo ficam abertas até o dia 16 de abril de 2021. Não deixe de participar, faça já a inscrição da sua obra!

O evento prevê ainda a tradicional realização dos júris infantil e adolescente, contando com a participação de crianças do Projeto Curumim, do Sesc SP, entre outras organizações.

Juri Infantil Brasil 2019, Sesc Consolação. Projeto Curumim. Foto: Danila Bustamante / comKids.

Produtoras de Qué Harías Tu? (Colômbia) recebem prêmio no Festival 2019, Sesc Consolação. Foto: Danila Bustamante / comKids.

Fábula de Vó Ita, Oxalá Produções. Curta dirigido por Joyce Prado e Thalita Oshiro e vencedor do prêmio Meninas Protagonistas. ComKids PJIBA 2019. Divulgação.

O Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021 tem apresentação da Spcine, contando com realização do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, do Goethe-Institut São Paulo e do Sesc SP. Temos ainda o apoio da Unibes Cultural, e a parceria da Singular – Mídia e Conteúdo e da Fundação Prix Jeunesse International.

Foto do destaque: Material impresso do Festival comKids PJIBA 2019. Danila Bustamante / comKids.