Novidades

Por: comKids (Redator)

Boca do Céu – Festival internacional de contadores de histórias reúne programação infantil gratuita

A sexta edição do encontro Boca do Céu, além de oferecer o que melhor existe no universo da arte narrativa, pretende aproximar os pequenos da arte que é contar histórias.  O evento ocorre de 12 a 18/5 com atividades entre às 8h e às 20h nos espaços Itaú Cultural, Oficina Cultural Oswald de Andrade e uma grande festa no Auditório Ibirapuera.

Será uma semana inteira repleta de oficinas, rodas de contos, com convidados de vários cantos do Brasil e do mundo. Entre os destaques da programação está a baiana Lydia Hortélio, referência nacional em cultura da infância. Lydia dedica-se à pesquisa e à documentação de Cultura da Infância e das Manifestações Musicais na zona rural do Município de Serrinha, sertão da Bahia, onde passou sua infância.

Diversos contadores de histórias trabalharão com o imaginário infantil para mostrar toda arte que existe do maravilhoso mundo de contar. Entre estes está a carioca Marcela Carvalho, que apresentará contos e cantigas da tradição oral repassadas de boca em boca e que se atualizam em voz encantada e presente. A aventura de uma longa travessia, a beleza de um grande amor são imagens destas narrativas.

Outro destaque fica por conta das crianças da OCA Escola Cultural de Carapicuíba, que apresentarão o espetáculo “O Céu me Leva”. Trata-se de uma homenagem às histórias contadas por mães, avós e bisavós vindas de diversas partes do mundo.

Toda essa troca de experiências conta com a curadoria de Regina Machado, professora da ECA-USP, precursora do trabalho com narrativas de tradição oral no Brasil e autora de livros como O Violino Cigano e Outros Contos de Mulheres Sábias, pela Companhia das Letras.

Veja a Programação completa. 

Foto do destaque: Pedro Napolitano Prata