Curta premiado no Festival comKids PJIBA 2021 vai ao ar na TV Cultura

Sábado, dia 22 de janeiro de 2022, a TV Cultura exibe o curta-metragem brasileiro Napo, na faixa Matinê Cultura, às 14h30. A exibição faz parte da premiação do filme no Festival comKids PJIBA 2021. Além do Prêmio Aquisição TV Cultura, Napo levou para casa o primeiro lugar do Júri Infantil e o Prêmio Prix Jeunesse Internacional na mais recente edição do festival.

“A participação no comKids 2021 foi, com certeza, a mais especial da nossa jornada de festivais, pois é um evento com grande reconhecimento no meio da animação. Além disso, fomos surpreendidos ao sermos premiados em mais de uma categoria no festival – é um reconhecimento do nosso trabalho e de todo o carinho que a equipe colocou na produção da animação. Os dois prêmios irão permitir que mais pessoas assistam nosso filme, no Brasil, na TV aberta, e fora, competindo com animações internacionais”, comemora Gustavo Ribeiro, diretor do curta.

Napo, Miralumo Filmes, divulgação.

A animação conta a história do avô Napo e sua relação com o neto João ao longo dos entraves da doença do Alzheimer. Gustavo conta que o filme é baseado na história real de um de seus animadores, Daniel Freire da Silva, que tem uma avó com a doença. Através de seus relatos, os colegas da produtora tiveram a ideia de abordar o tema de uma forma sutil, através da visão lúdica da criança.

“Napo é uma história que propõe uma reflexão sobre os papéis familiares, a necessidade de contato humano, a origem do amor (o mais puro e infantil), e as dificuldades do envelhecimento. Neste filme, desenvolvemos um novo olhar sobre a vida de uma pessoa que sofre com a doença de Alzheimer”, explica.

A produção da Miralumo Films foi exibida em mais de 60 festivais e carrega cerca de 20 troféus. Gustavo adianta ao portal comKids que o próximo curta-metragem de animação da Miralumo já está em produção – com direção sua e de Thais Peixe, chama-se Aurora e conta a história de uma garotinha que foge para a lua para não lidar com suas frustrações.

Napo, Miralumo Filmes, divulgação.

Posts relacionados