É parte da vida
Em um trabalho coletivo que envolveu meninas, meninos, adolescentes, famílias, educadores e diversos outros profissionais dedicados à infância, a publicação uruguaia “Es parte de la vida – material de apoyo sobre educación sexual para compartir en familia” dedica-se a um universo muito especial: a educação sexual em contextos de inclusão. A publicação está disponível aqui.
De maneira muito delicada, o trabalho aproxima e compõe definições da Organização Mundial da Saúde juntamente às definições feitas por meninas e meninos que frequentam escolas especiais de Montevidéu e às lindas ilustrações da artista Denisse Torena. Oferecendo um repertório amplo e sensível para o tratamento e debate de todos os temas que envolvem a sexualidade junto com crianças pequenas, crianças maiores e adolescentes, e ainda colocando luz em diversos tipos de deficiência. A narrativa da publicação acompanha o crescimento, a puberdade, a vida adulta.
As descobertas íntimas e intransferíveis que a sexualidade permite, a partir de aspectos de natureza humana, como o erotismo, a busca de prazer, a necessidade de privacidade, o caráter pessoal do desejo que pode ser expressada através de diversas formas e buscas são apresentadas de maneira suave e amigável com apoio de texto simples e ilustrações cheias de poesia. O trabalho tem um abordagem natural com diversas tonalidades, desmistificando temas, tabus e temores, potencializando todas as oportunidades para a construção dos sujeitos e das identidades, e o papel que a sexualidade tem nesta construção…Porque falar de sexualidade implica falar de afetos, sensações, emoções, sentimentos, não é?
O Programa de Educación Sexual da ANEP – Administración Nacional de Educación Pública, responsável por criar políticas públicas de educação sexual está criando uma série de ações de educação sexual e a publicação faz parte desta proposta, que ainda tem envolvimento da Nações Unidas, iiDi – Instituto Interamericano de Discapacidad y Desarrollo Inclusivo, UNFPA – Fondo de Población de las Naciones Unidas do Uruguai e UNICEF – Uruguai.