29o Universo Audiovisual de la Ninez Latinoamericana y Caribeña
Evento inclui também o Fórum Internacional da Plataforma Latinoamericana y caribeña del Audiovisual para la Infancia y la Adolescencia. Acontecerá em Havana, entre 16 de novembro e 11 de dezembro de 2015
Com o objetivo de unir os produtores e pesquisadores do audiovisual latino-americano, a Plataforma Latinoamericana y Caribeña del Audiovisual de la Niñez y la Adolescencia, como projeto que dá continuidade à Rede do Universo Audiovisual de la Niñez Latinoamericana y Caribeña, ou Red UNIAL, conseguiu como marca distintiva, criar um universo que acolhe experiências que abordam o audiovisual na infância desde olhares variados. Um ponto no Caribe cuja missão tem sido a de unir um continente, sobre a base da comunicação, desde e para os mais jovens.
Tomando como ponto de partida os desejos de integração que por quase 30 anos correspondem aos objetivos da iniciativa, o Fórum propõe construir um espaço de projeções conjuntas, traduzidas em ações concretas, focalizadas para a unidade de nossos povos, porque, como diria o psicólogo cubano Manuel Calviño, “sozinhos chegamos mais rápido, mas JUNTOS chegamos mais longe”.
Este Fórum pretende se converter em uma proposta de análise e trabalho focado em ações variadas e atividades, que se desenvolverão ao longo de quase um mês, onde seriam compartilhados sabers, práticas, produtos, experiências e potencialidades em comum; sempre a partir dos quatro eixos temáticos apresentados pela plataforma:
Festivais de audiovisual para crianças e adolescentes.
Experiências de educação para a comunicação comunitária e escolar com protagonismo de crianças e adolescentes.
Produção audiovisual para crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe
Pesquisa e docência em Educação para a Comunicação
O Fórum está concebido desde diferentes espaços, que em si mesmo terão uma autonomia mas que, em seu conjunto, englobarão esses quatro eixos da Plataforma. O primeiro encontro acontece em Havana, de 16/11 a 11/12/2015 e conta com as seguintes ações:
Mostra audiovisual para a infância
Data: 16 a 22 de novembro
Espaços: Salas de projeção – Escolas de diferentes níveis de ensino – Projetos comunitários – Hospitais
Exibições de mostras tanto em espaços formais como em outros mais alternativos
Oficina Internacional de Formação de Formadores em Produção Audiovisual com crianças
Data: 23 a 29 de novembro
Espaço: Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV)
Uma oficina prático-teórica, que permitirá aos profissionais interessados no trabalho com as crianças e adolescentes ter as ferramentas necessárias para enfrentar e guiar a criação de suas próprias obras desde a perspectiva infantil. Mais informação:
Oficinas audiovisuais para crianças e adolescentes e adultos que trabalham com e para essa faixa.
Data: 16 a 29 de novembro
Espaços de capacitação oferecidos por prestigiosos especialistas nacionais e internacionais, cujo trabalho permitirá a aproximação ao fascinante universo audiovisual que possibilitará um intercâmbio com diferentes metodologias
Encontro Internacional de Audiovisual para a Infância Latino-americana e Caribenha
Data: 30 de novembro a 3 de dezembro
Espaço: Instituto Cubano de Investigación Cultural Juan Marinello
O encontro busca a conformação de um espaço de intercâmbio no qual instituições , festivais, universidades, centros de investigação, docentes, atores culturais ou simplesmente pessoas dedicadas ao trabalho com crianças e adolescentes; onde não apenas possam mostrar o seu trabalho, mas que também sejam criadas novas alianças, projetos e sonhos compartilhados.
Comissão: Infância, juventude e comunicação do VIII Encontro Internacional de Pesquisadores e Estudiosos da Informação e da Comunicação e o IX Congresso Internacional da União Latina da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (ULEPICC)
Data: 7 a 11 de dezembro
Espaço: Palacio de las Convenciones
Espaço encaminhado ao diálogo e os debates que, desde os diferentes olhares abordem a temática. Propiciando a busca constante de uma perspectiva crítica e construtiva sobre os desafios, projeções, contextos e transformações socioculturais e das políticas que desde a infância e a juventude se originam nesse universo onde as comunicações e as novas tecnologias interagem no cotidiano desde as primeiras etapas do desenvolvimento do ser humano.
Mais informação: http://www.icomcuba.com
Entrevista feita pela Telesur (Venezuela), com Pablo Ramos, ex-coordenador do Universo Audiovisual del Niño latinoamericano, espaço criado durante os festivais de Nuevo Cine Latinoamericano en La Habana. Ramos faleceu em 2013.
Email de contato do evento: [email protected]
Foto do destaque: Pubertad, do Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos, ganhador do prêmio do coração do comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2011.