Espetáculo infantil O Senhor das Chaves
O espetáculo infantil “O Senhor das Chaves”, estreia dia 31 de agosto de 2013 no Teatro Cacilda Becker, na Lapa em São Paulo. A peça tem direção de Pedro Pires a partir do argumento de Alexandre Roit e dramaturgia de Rodrigo Matheus.
A encenação, com apoio do Proac ICMS, acontece de 31 de agosto a 13 de outubro, no Teatro Cacilda Becker, às 16h, com ingressos a R$ 2,00.
Na história, um velho marinheiro aparece, mas não se sabe de onde. Bastante atrapalhado, tem dúvidas do que faz ali e quem são as pessoas sentadas à sua frente. Ele provavelmente perdeu a memória, mas o público vai ajudá-lo a recuperá-la.
Existem no palco vários baús, e dentro deles muitos objetos: instrumentos musicais, pedaços de cordas, tecidos – que o fazem recordar várias histórias: a de um pescador que conheceu uma sereia, um outro pescador que conheceu um gigante que morava numa ilha que afunda e aparece num lugar diferente, e ainda outro pescador que esteve em Atlântida. Entre uma história e outra, ele tem lapsos de memória, voltando sempre ao ponto de partida, como se tivesse acabado de chegar àquele lugar.
Em atuação solo, Alexandre Roit explora a contação de histórias e acessórios cênicos são ressignificados: perna de pau pode criar gigantes, cíclopes, colocar um homem na ponta do mastro de um navio ou na torre de um farol no meio do oceano; malabares se transformam em planetas e estrelas, o sol e a lua, pérolas, cardumes, bolhas de sabão ou borbulhas d’água; monociclo funciona como navio deslizando sobre o mar e uma corda faz as vezes de um redemoinho gigante.
Ao final, resta ao público a dúvida: seria ele mesmo o pescador das histórias que contou? Seriam aquelas histórias verdadeiras, ou fruto da sua imaginação?
Alê Roit é cofundador do grupo Parlapatões, Patifes & Paspalhões, mas de 2002 para cá resolveu seguir sua carreira solo e tem feito viagens para atuar pelo Brasil e América Latina.
O Senhor das chaves
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua Tito, 295 – Lapa São Paulo
Telefone de informação: (11) 3864-4513
Horário: 16 horas
Duração: 50 minutos
Recomendação: Livre
Ingresso: R$ 2,00