Eureka, canal público de TV infantil e juvenil de Bogotá

A capital colombiana Bogotá ganhou em 2021 seu primeiro canal público de TV infantil e juvenil. Dirigida a crianças de 6 a 16 anos, habitantes de Bogotá e região, a programação do canal Eureka é distribuída por TDT e liderada pelo Sistema de Comunicação Pública da cidade.

Nós conversamos com Paola González, líder de Eureka, para conhecer mais sobre o canal infantil que tem quatro temas como prioridade: cidadania e direitos da infância, equidade de gênero, cuidado do meio ambiente e prevenção do bullying.

comKids – Qual foi o contexto de criação do canal?
Paola González – No Sistema de Comunicação Pública Capital, a faixa de programação infantil “Aprende em Casa” foi criada em 2020, como resposta à necessidade de oferecer uma alternativa educativa em casa aos meninos e meninas que tiveram que deixar de frequentar o colégio devido ao isolamento causado pela pandemia. Esta faixa foi composta por séries de televisão cedidas por canais regionais, Secretaria de Educação, Ministério da Ciência, canais públicos da América Latina, entre outros, e por 720 peças de 2 minutos de produção própria, chamadas “¡Eureka! Aprenda em casa”, dirigidas ao público infantil da capital, e que serviam aos professores como apoio pedagógico aos processos educativos.
O público infantil e adolescente começou a apresentar um crescimento significativo em um canal que não tinha conteúdo infantil havia muitos anos e por isso pensou-se em usar o segundo canal de TDT disponível em um canal destinado à infância.
Durante 2020 e 2021, Capital Sistema de Comunicación Pública trabalhou no desenho e lançamento de um canal exclusivo para meninos e meninas bogotanos, com base nos princípios editoriais do canal: a cidadania no centro e inteligência coletiva.
Eureka é uma aposta de Capital Sistema de Comunicación Pública que convida crianças e adolescentes da região de Bogotá e os reconhece como cidadãos ativos que participam como fontes, protagonistas e cocriadores no desenho, na produção, circulação e avaliação de conteúdos audiovisuais e estratégias digitais, bem como em experiências fora das telas.
A primeira transmissão do canal foi em 16 de agosto de 2021 e a programação se distribui através de um canal de televisão TDT, no canal 108 de ETB, por uma faixa de televisão no canal aberto CAPITAL, no site eurekatucanal.com, no canal eurekatucanal no YouTube e no @eurekatucanal Facebook Fan Page, além de experiências presenciais.

– A quarentena e a restrição das aulas presenciais mostraram uma importância maior da TV para as crianças na Colômbia?
Sim, durante a quarentena, a televisão se converteu em uma ferramenta para que meninas e meninos que deixaram de ir à escola pudessem ter acesso a conteúdos educativos, muitos deles porque não têm acesso à internet, e a televisão pública se tornou essa possibilidade, por esse motivo Capital Sistema de Comunicación Pública criou a faixa “¡Eureka! Aprende em casa”, para dar ferramentas aos professores para suas aulas e para servir como insumo pedagógico.

– Qual é o público-alvo de Eureka e como foi criada a programação para essas faixas etárias?
As crianças e adolescentes da região de Bogotá são entendidos como fontes, protagonistas e cocriadores desde a primeira infância até os 16 anos de idade. As suas famílias, cuidadores e professores fazem parte de maneira integral de suas vidas e, por isso, das múltiplas dimensões do seu desenvolvimento, pelo que constituem um público secundário. O canal busca incluir meninos e meninas de 3 a 16 anos que vivem na região de Bogotá, com ênfase na população pertencente aos níveis socioeconômicos baixo e médio ou estratos 1, 2 e 3, com base na hipótese de que esta é uma população mais vulnerável a problemas graves como as diversas formas de violência, abandono escolar e dificuldade de acesso a ofertas educativas e culturais alternativas. No entanto, por ser uma oferta pública, pode ser usufruída por meninos e meninas de diversas origens e condições socioeconômicas que queiram participar.
A programação é composta por três faixas, uma para a primeira infância, meninas e meninos de 3 a 6 anos, a segunda para meninas e meninos de 7 a 12 anos e a terceira para adolescentes de 13 a 16 anos com conteúdo especializado e dirigido a cada uma dessas faixas etárias.
No canal, foram priorizados quatro temas que reúnem uma série de interesses previamente identificados pela equipe em conversas com diferentes grupos de crianças e adolescentes: cidadania e direitos da infância, equidade de gênero, cuidado com o meio ambiente e prevenção ao bullying. Estes eixos temáticos são levados em conta tanto para os conteúdos que estamos produzindo quanto para as aquisições.

– Como os eixos do canal – promoção da cidadania e inteligência coletiva – são levados para as telas de Eureka?
A Eureka faz parte da Linha Cidadania, Cultura e Educação CCE de Capital Sistema de Comunicação Pública, que se fundamenta nos princípios da cidadania no centro e na inteligência coletiva.
A inteligência ou sabedoria coletiva abrange todas as dimensões do ser humano: a física, a emocional, todas as capacidades do pensamento e até a espiritual. Eureka torna essa inteligência visível, reconhece e enriquece mutuamente as pessoas através da resolução de seus problemas de forma ativa e consciente.
Cidadania no centro significa que os cidadãos desde a primeira infância até os 16 anos terão a oportunidade de se expressar, participar, interagir, cocriar conteúdos e ter uma estratégia que reconheça suas necessidades e desejos mais profundos, com o objetivo de tornar Bogotá Região um cenário inclusivo e focado na melhoria da qualidade de vida de todos os seus habitantes.
A cidadania da infância parte do reconhecimento de meninas e meninos como sujeitos de direitos, portadores de cultura e agentes sociais ativos dentro de uma comunidade. A participação de cada um deles é fundamental para o exercício de sua cidadania, não apenas facilitando espaços para que expressem sua opinião nas decisões que afetam suas próprias vidas, escutando-os e atendendo às suas necessidades, mas também devem ser garantidos cenários para exerçam direitos como educação, alimentação, a brincadeira, bem como democratizar os espaços cotidianos que habitam: como a família, a escola, o bairro, a cidade, etc. Assim, aprendem a exercer sua cidadania, seus direitos e deveres de forma natural, empática e com uma noção de corresponsabilidade.

– E os planos para 2022?
Para 2022, esperamos promover, com mais força, a participação de meninas e meninos por meio da Geração Eureka e de atividades pelas redes. Estrear quatro séries de produção própria que estão alinhadas aos nossos eixos temáticos, abordando a prevenção do bullying, a amizade e a diversidade, a sexualidade na adolescência e o poder coletivo de meninas e meninos para juntos transformar sua realidade e gerar mudanças. Produzir novas séries em que meninas e meninos estarão presentes desde a fase de criação e continuar fortalecendo temas como o cuidado com o planeta, a equidade de gênero, a prevenção ao bullying, a cidadania e os direitos da infância e questões atuais de conjuntura, vistas pelo olhar das crianças.

Conheça Generación Eureka, o conselho de crianças do canal Eureka.

 

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