Novidades

Por: comKids (Redator)

Festival roda o país de 4 de setembro a 1 de novembro, levando a produção audiovisual a São Paulo e Natal nas próximas semanas

Film Review Walking with Dinosaurs

Caminhando com dinossauros, 20th Century Fox.

Já começou o 13º Festival Internacional de Cinema Infantil. Ao longo de sua história, o festival soma 800 filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2015, a programação reune mais de 100 filmes de 25 países.

Com exclusividade na Rede Cinemark, em seis cidades brasileiras, o FICI exibirá curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas e debates. Com meia-entrada para todos, o festival tem exibição ainda em São Paulo (de 16 a 25 de outubro), encerrando sua itinerância em Natal (23 de outubro a 01 de novembro).

O FICI também teve a realização de debates do Fórum Pensar a Infância, realizado de 9 a 11 de setembro no Rio, e a exibição de títulos nacionais em diversos programas: “Neste ano, atingimos o recorde de 167 filmes inscritos para o Prêmio Brasil. Este é o resultado do importante trabalho promovido pelo festival em busca da expansão do mercado nacional, apresentando ao público imagens plurais e promovendo o cinema brasileiro da nova geração”, comemora Carla Esmeralda, diretora do evento ao lado de Carla Camurati.

O Prêmio Brasil de Cinema Infantil , em sua oitava edição, contou com 167 filmes inscritos na competição, sendo que os 19 finalistas são exibidos durante o festival. Os vencedores do Prêmio Brasil foram conhecidos no dia 9 de setembro, na abertura do Fórum Pensar a Infância. Miss & Grubs, de Jonas de Faria Brandão e Camila Kamimura (São Paulo/SP), vencedor da Mostra Teen. O Que É Que Há Com O Seu Peru? de Rodrigo Gava e Duda Campos (Rio de Janeiro/RJ), mostra Histórias Animadas A Escola De Ensino Fenomenal, de Nelio Spréa e Levi Brandão (Curitiba/PR), mostra Histórias Curtas.

O FICI e a Educação

No FICI, professores e alunos saem da rotina e se divertem juntos, descobrindo o que há de melhor no Cinema. O festival também é composto por sessões com debate, oficinas de cinema e o projeto social “A Tela na Sala de Aula”. A Tela na Sala de Aula é destinada a alunos da rede pública de ensino e projetos sociais, que acompanha as atividades do festival e já beneficiou mais de um milhão de crianças desde sua primeira edição em 2003.

Pinguins (6)_fici

Os pinguins de Madagascar, Dreamworks animation

No destaque: Bob Esponja, um herói fora d’água. Paramount Pictures.