Novidades

Por: comKids (Redator)

Com a intenção de fomentar a produção e o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais e reconhecer trabalhos que tenham potencial de desenvolvimento e produção, o comKids Inovação abriu inscrições para projetos audiovisuais, projetos digitais e interativos e mistura de linguagens/projetos transmidia dedicados a infância. Tivemos um total de 43 inscrições, que passaram por avaliação do pré juri convidado*, que consolidou um total de 6 finalistas que irão fazer apresentação pública durante o comKids Inovação, no dia 24/04 e passarão por nova avaliação de equipe de profissionais e especialistas convidados. Cada projeto finalista deverá ter 1 representante para a apresentação pública**. Em caso de ausência, os suplentes passarão a ser finalistas, por ordem de chamada. Abaixo divulgamos os finalistas e os suplementes, por categoria:

Audiovisual

Finalistas:
Nina – série de animação
Pedra Dourada – longa-metragem de animação

Suplentes:
1 – Quando Ju escapou para dentro – longa metragem – ficção com animação
2 – Raul e o buraco das coisas perdidas – série de animação
3 – Como as crianças veem as estrelas – série de documentários

Digital e interativo

Finalistas:
Projeto Blogar – cultura digital, rede, open source
Maguaré – portal infantil del Ministerio de Cultura da Colombia

Suplentes:
1 – Laboratório de Agentes contra o câncer – game para pc e mobile
2 – Nuvem TV – plataforma colaborativa

Mistura de Linguagens | transmídia

Finalistas:
Crianceiras (teatro, poesia, música, cinema de animação, artes plásticas)
Projeto Piquenique (Audiovisual, jogo online, livro)

Suplente:
Janela Periférica (webdocumentário, cinema, jornalismo, ciberativismo)

**A equipe do comKids entrará em contato com os finalistas para detalhamento da apresentação, assim como os suplentes.

Pré júri – equipe de seleção dos finalistas

Artur Tilieri (Cartoon Network)
Design especialista em Marketing Digital é responsável pelo desenvolvimento de conteúdo, estratégia, plataformas e marca nos meios digitais do Cartoon Network no mercado brasileiro.

Cielo Salviolo (Consultora e diretora do LatinLab)
Consultora e pesquisadora de comunicação, cultura e infância e produtora de conteúdos audiovisuais especializados em crianças e adolescentes. Desde 2011 dirige a Latinlab.

Cleomar Rocha (Media Lab – UFG)
PhD em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e em Estudos Culturais pela UFRJ. Atualmente coordena o Media Lab UFG.

Roberto Almeida (Garatujas Fantásticas)
Jornalista e mestre em Desenvolvimento e Direitos pela Universidade de Londres. É sócio-fundador do Estúdio Voador e do site Garatujas Fantásticas, onde trabalha para que adultos e crianças experimentem o mundo juntos.

Thais Caramico (Garatujas Fantásticas)
Jornalista especializada em conteúdo para crianças e mestranda em Literatura Infantojuvenil na Universidade Autônoma de Barcelona. É sócia-fundadora do Estúdio Voador.

Prêmios da Rodada de Projetos:

Prêmio comKids: Projeto que apresente abordagem, conceito e universo de atuação inovador, criatividade nos procedimentos artísticos e de metodologia de criação, conexão sensível com o pensamento e a expressão infantis, pesquisa de conteúdo e linguagem, olhar afinado às visões contemporâneas da infância. Inclui Consultoria de Desenvolvimento em reuniões com a Singular, Arquitetura de Mídia.

Prêmio FIL – Festival Internacional de Intercambio de Linguagens: proposta inovadora que melhor contempla a mistura de linguagens. Inclui visibilidade no FIL 2014.

Prêmio ELO COMPANY: projeto com maior apelo para o mercado nacional e internacional. Avaliação do projeto pela ELO COMPANYque inclui um encontro presencial de 1 hora)

Prêmio Goethe-Institut: o projeto que, de maneira original e consciente, procura ainda na fase de elaboração e produção, um envolvimento direto com o público para o qual é construído. (Menção)