“Generación Eureka” estimula participação infantil para a cidadania
Eureka, o canal infantil colombiano, de Bogotá, implantou um conselho assessor infantil para fomentar a cidadania nas infâncias. Sandra Téllez, produtora de participação de Eureka, contou ao comKids como a criação de “Generación Eureka” traz novos aportes ao canal, que já tem planos de cocriação com as crianças.

comKids – Qual foi a motivação para a criação de “Generación Eureka”?
Sandra Téllez – A proposta de Eureka é contribuir para a cidadania dos meninos e meninas por meio da participação genuína, por isso não poderíamos fazer um canal sem pensar em ferramentas, metodologias e estratégias que assegurem a presença deles. Uma delas foi formar um grupo de assessores e assessoras de diferentes contextos e idades para que, de maneira permanente, participem, criem e assessorem a equipe do canal na produção dos conteúdos e estratégias. Este grupo de meninas e meninos nos facilita a consulta e validação sobre temas específicos, mas acima de tudo procuramos criar juntos, criar com eles, ter um diálogo e um fazer permanente que se reflita em cada ação do canal e que mobilize a audiência do canal também para criar, participar e transformar seu entorno.
– Como foi a convocação para a formação do conselho?
“Generación Eureka” começou com um grupo de 7 meninas e meninos que participaram de alguns grupos focais que fizemos no começo, antes do lançamento do canal, e que também fizeram parte de alguns microconteúdos e do videoclipe do hino do canal. Depois fizemos uma convocatória por meio das redes e de todas as janelas do Canal Capital e Eureka, para que os meninos e meninas pudessem enviar um vídeo em que fossem apresentados e contassem uma ideia para mudar seu mundo.
Esses vídeos foram publicados no Facebook com a esperança de que outros meninos e meninas ouvissem as propostas e dessem um like, porém esse like era de apenas 30%, as crianças do grupo pioneiro viram todos os vídeos e selecionaram suas propostas favoritas, assim a equipe do canal, com as recomendações das crianças e levando em consideração a opinião dos seguidores do Facebook, fez a seleção final, seguindo os critérios de diversidade, criatividade e representatividade das diferentes localidades de Bogotá. Escolhemos 10 meninos e meninas mais, formando assim um grupo de 17 integrantes.
– Como estimular a participação dos conselheiros infantis?
Como piloto, “Generación Eureka” iniciou suas atividades em 6 de novembro de 2021, com algumas sessões virtuais e um encontro presencial. Em 2022, a Geração iniciou as sessões em 18 de fevereiro, durante este ano planeja-se um encontro virtual e um encontro presencial por mês. Até o momento, as meninas e meninos do GE já participaram de uma oficina de criação, validaram conteúdos, inventaram coreografias e contribuíram com seu ponto de vista sobre questões relevantes como a identidade e as votações.
O grupo tem se mostrado bastante motivado, porém a virtualidade é uma limitação para quem não tem conexão ou não tem um dispositivo de maneira permanente, notamos também que eles se sentem mais atraídos pelas sessões presenciais.
– Durante a sessão online de apresentação dos conselheiros, uma menina do grupo defendeu mais atenção para a zona rural de Bogotá. Ouvir as crianças tem ajudado o sinal a captar demandas como essa?
Sim, além do tema de incluir meninos e meninas do meio rural, ouvimos e nos surpreendemos com suas ideias e necessidades, muito alinhadas com as temáticas de interesse do canal. Os meninos e meninas querem que se fale sobre cuidado com o meio ambiente, a amizade, a equidade de gênero e insegurança em Bogotá, entre outros assuntos que temos percebido. A ideia de Eureka é que essas questões e necessidades se convertam em conteúdos e estratégias na perspectiva de meninos e meninas e nas quais eles possam participar.
– E os planos para 2002?
Provar a metodologia de trabalho com “Generación Eureka” para a retroalimentação e a cocriação de conteúdos, programação, campanhas de comunicação e de participação de outros meninos e meninas da região de Bogotá.