Novidades

Por: Giovana Botti (Redator)

A China aposta há mais de vinte anos na indústria audiovisual como canal de comunicação com o Ocidente na descoberta de novos formatos, conteúdos e serviços de mídia. Uma das pontas de lança dessa iniciativa é a premiação Gold Panda, da TV Sichuan, que será realizada neste fim de semana. Neste ano, o Gold Panda bateu o próprio recorde ao receber inscrições de 5.336 programas de 77 países e regiões do mundo – número 35% maior do que o registrado na última edição.

O evento faz parte do Festival bianual da TV Sichuan e é dividido em quatro premiações: animação, documentários, TV Drama e o Gold Panda para estudantes, para trabalhos acadêmicos inovadores de alunos chineses e de outros países.

O prêmio de Animação, criado em 2005, contempla as categorias: Filme, Curta, Série de TV e de Demonstração de Tecnologia (curta produzido para demonstrar a tecnologia de animação em propaganda, arquitetura, game, etc.). E para estimular a produção nacional, cada uma das categorias tem uma premiação doméstica – entre produções chinesas – e uma versão internacional. Na lista global de finalistas tem brasileiro este ano. Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria, escrito e dirigido por Luiz Bolognesi, está indicado como melhor filme de animação e melhor direção.

uma historia de amor e furia

Na última edição do Gold Panda, em 2011, o grande prêmio de animação já saiu para um latino, Pequeñas Voces, da Colômbia, uma produção em 3D narrada por crianças que moram em áreas de conflito armado. A direção é de Jairo Eduardo Carrillo e Oscar Andrade.

Pequeñas Voces TRAILER from Miguel Angel Gomez on Vimeo.

Na seção Documentários, os prêmios são temáticos, divididos entre os tópicos Sociedade, Antropologia e Natureza/Meio ambiente. A competição está aberta a inscrições de estúdios nacionais e internacionais de cinema, TV, produtores multimídia e independentes. Para se ter uma ideia da diversidade entre os premiados, em 2011, o grande prêmio em Antropologia foi de um documentário alemão sobre os bastidores de uma orquestra sinfônica de músicos amadores autodidatas na caótica cidade de Kinshasa, no Congo. Veja o trailer de Kinshasa Symphony.

Na seção Sociedade, o Grand Prix foi para a produção suíça Teen Stories 2002-2008, um documentário sobre que acompanha a vida de sete adolescentes durante sete anos com todas as descobertas e conflitos dessa fase da vida. Na seção Meio Ambiente, o grande premiado foi o americano Great Migration, do National Geographic Channel, que retrata as grandes migrações de espécies de animais ao redor do mundo.

Este ano, os documentários finalistas disputarão 27 premiados entre melhor longa, melhor curta, prêmio especial do júri, melhor fotografia, direção, entre outros.

A categoria TV Drama vai premiar séries, minisséries e filmes feitos para TV pelo melhor diretor, melhor roteiro, fotografia, ator e atriz. Entre eles, ainda serão escolhidos o Grand Prize, o Golden Prize, o Silver Prize e o especial do Júri.

Por fim, o Gold Panda também premia estudantes e tem uma categoria especial para trabalhos amadores finalistas. São três categorias para estimular universitários de todo o mundo e facilitar o contato entre a área acadêmica e a indústria do audiovisual. A competição se divide em Ficção, Documentário e Experimental.

A aposta na revelação de novos talentos e o intercâmbio com o mercado internacional são os grandes objetivos do evento chinês. E a América Latina desperta o interesse dos produtores asiáticos. A diretora do Gold Panda e do Sichuan TV Festival, Sun Jianying, veio ao Brasil em junho especialmente para divulgar a premiação durante o Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, realizado em São Paulo.

Ms. Sun - diretora do Gold Panda e do Sichuan TV Festival - Foto: Danila Bustamante/comKids

Ms. Sun – diretora do Gold Panda e do Sichuan TV Festival – Foto: Danila Bustamante/comKids

A aproximação dos produtores asiáticos tem surtido resultado. Este ano, a programação do Gold Panda tem uma sessão de exibição exclusiva do comKids com produções latino-americanas para o público pré-escolar. A seguir, o setlist que será exibido na China.

PEIXONAUTA
Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo
Produção: TV PinGuim e Discovery KidsLatin America
Brasil, 2009

A PRINCESA DO CORAÇÃO GELADO
Direção: Antonio Navarro, Beca Furtado, Zu Escobar
Produção: Sílvia Penna, Mínima Concepção, Produção Visual Ltda. (Porto Alegre), EBC-TV, ABEPEC, Zuleika Escobar, TV Brasil, TV Cultura
Brasil, 2010

JUGANDO CON EL AGUA, NIEVE
Direção: Juan Manuel Costa
Prod: Lucia Colombo, Pakapaka
Argentina, 2012

GODOFREDO, O INTERRUPTOR
Direção: Eva Furnari
Produção: Um Filmes
Brasil, 2010

YOGA PARA NIÑOS – PATY Y ANI: CON CONFIANZA
Diana Rico and Richard Décaillet,
4direcciones audiovisual (Bogotá), SeñalColombia – Villegas
Editores -Pakapaka – CNTV – AF 097
Colômbia, 2012

MI ABUELA
Direção: Carlos Eduardo Smith Róvira
Produção: HIERROanimación (Bogotá)
Colômbia, 2012

JOÃO, O GALO DESREGULADO
Direção: Camila Carrossine, Alê Camargo
Prod: Buba Filmes
Brazil, 2013