Novidades

Por: comKids (Redator)

Como crianças de diversas nacionalidades entendem as mesmas histórias?

O comKids participou recentemente da edição 2015 do Guessing Games, uma iniciativa da Fundação Prix Jeunesse Internacional (PJI) e do IZI (International Central Institute for Youth and Educational Television, Alemanha). Essa ação tem como objetivo investigar como as crianças de até 12 anos recebem as produções audiovisuais que são feitas para elas ao redor do mundo. As reações das crianças são analisadas a partir das suas diferenças de idade, perfil socioeconômico, gênero e cultura. A pesquisa é realizada simultaneamente em vários países do mundo e tem como metodologia básica a gravação de um grupo de 3 a 8 crianças – divididas em até 6 anos de idade e entre 7 e 12 anos, assistindo produções infantis de qualidade, que vêm do acervo do PJ Internacional. A pesquisadora responsável pela iniciativa é a Dra. Maya Goetz, diretora do IZI, cuja atuação científica tem como temas a infância, a juventude e a televisão, assim como os estudos de recepção, focados especialmente na temática do gênero.

A publicação “Different and the same: A Few Reminders for Children‘s TV Producers on the Diversity of Children” (em inglês e espanhol), baseada em resultados obtidos pelos Guessing Games, se encontra disponível on-line. Nela, diferentes tópicos são abordados (diversidade, cultura, imigração, gênero, homosexualidade, saúde, entre outros), visando a formação dos produtores audiovisuais que querem fazer programas para crianças.

Além disso, outros dos resultados das pesquisas podem ser consultados nos artigos presentes nas diversas edições on-line da revista televIZIon, publicação digital e impressa que se encontra disponível para consulta (em inglês).

comKids participa da pesquisa

Dois grupos de crianças, divididos em faixas de idade (0 a 6 anos e 7 a 12 anos) foram convidados para participar e foram filmados pela equipe comKids entre novembro e dezembro de 2015. Dentre os filmes que participaram da exibição desse ano estão Hanna Och Rally (SVT, Suécia) e Niña Ají (Domo Animato, Colombia, finalista do PJ Iberoamericano 2013). As reações das crianças assistindo os conteúdos dessa edição dos Guessing Games serão avaliadas pelos pesquisadores do IZI e os resultados dessa investigação científica serão divulgados, entre outras situações, dentro da programação do Prix Jeunesse Internacional 2016, evento celebrado em maio de 2016 em Munique (Alemanha). Nossa gratidão aos pais e às crianças que participaram dos grupos dos GG’s em 2015.

gg

Guessing games 2006. divulgação / IZI

gg1

Guessing games 2006, divulgação / IZI

Assista um teaser que ilustra como foram feitos os Guessing Games na Índia em 2012.

Para mais informação, leia o dossiê abaixo, que resume em linhas gerais a realização dos GG’s em 2006.

Documento explicativo dos Guessing Games 2006 (PDF em inglês)

Imagem do destaque: Hannah och Rally (SVT, Suécia), divulgação.