Novidades

Por: comKids (Redator)

Convidado para participar da Bienal do Livro em Brasília, devido a grande repercussão da reedição de Casa das Estrelas da editora Foz, Javier Naranjo visitou na última terça-feira, 15 de abril, o escritório da TV Escola, canal do Ministério da Educação. Como uma das ações do comKids Inovação juntamente a TV Escola, o autor falou sobre o processo para chegar às definições surpreendentes pensadas por crianças colombianas sobre temas como vida e paz e que deram vida ao seu livro.

Javier Naranjo - Foto: Helano Stuckert

Javier Naranjo – Foto: Helano Stuckert

Professor há mais de 10 anos, Casa das Estrelas nasceu da necessidade de Javier de escutar mais seus alunos. Segundo o escritor, é preciso dar voz às crianças, elas têm uma forma de pensar poética, uma conexão maior com o mundo. Também é preciso parar de subestimá-las, para tanto, ele não se esquivou em perguntar como elas definiriam a palavra violência e se deparou com respostas incríveis como a de Sara Martínez, de 7 anos: – “A parte ruim da paz.”

A equipe da TV Escola logo percebeu afinidades entre o trabalho de Javier e suas ações de mobilização junto aos alunos das escolas públicas brasileiras. Nos concursos de roteiro e poesia realizados pelo canal há mais de uma década, crianças e adolescentes são estimulados a produzir textos e vídeos sobre assuntos como meio ambiente e inclusão. Os resultados comprovam que, independente da idade, eles tem muito a dizer.

Tanto o escritor colombiano quanto a TV Escola realizam oficinas para orientar esses trabalhos com os alunos, mas sempre respeitando o processo criativo deles. Durante a produção das definições para seu dicionário infantil, Javier se colocava na altura dos olhos das crianças e não mudou se quer uma vírgula do texto que elas produziram. “- Mesmo os erros ortográficos não foram corrigidos.” Segundo o colombiano, é em sinal de respeito e para não desestimula-los a escrever.

Desse encontro promovido pelo Comkids, evento apoiado pela TV Escola, não ficou só a certeza de que é preciso abrir espaço para os alunos dizerem o que pensam, nasceu também a vontade de transforar o Casa das Estrelas em interprogramas para a TV e de replicar a experiência do Javier em escolas brasileiras.

Javier Naranjo e Equipe TV Escola. Foto: Helano Stuckert

Javier Naranjo e Equipe TV Escola. Foto: Helano Stuckert

Sobre Casa das Estrelas

Durante mais de dez anos o professor Javier Naranjo guardou as definições que seus alunos do curso primário (entre 3 e 10 anos) davam para palavras, objetos, pessoas e, principalmente sentimentos, em suas aulas de espanhol. Algumas centenas destas definições estão reunidas em Casa das Estrelas – o Universo Contado Pelas Crianças. São definições poéticas, engraçadas, muitas vezes melancólicas. São universais. A segunda edição do livro  é da editora Foz e tem ilustrações assinadas por Lara Sabatier.

Sobre a TV Escola

A TV Escola é o canal para quem quer e gosta de aprender. No ar desde 1996, é um dos mais duradouros programas do Ministério da Educação. Nossa programação chega a mais de 60 mil escolas, atingindo potencialmente dois milhões de professores e 56 mil alunos, segundo dados do INEP. Produzimos e distribuímos conteúdos educativos para televisão e outras plataformas. Vídeos, jogos educativos e fascículos interativos estão disponíveis para acessar e baixar por meio do computador, tablet e celular. Estamos presentes nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, e toda a programação do canal fica disponível na íntegra por meio do site para você assistir a qualquer hora, criar listas e compartilhar conteúdo.

Mais informações sobre o #comKidsInovação, clique aqui.

O autor Javier Naranjo participará da publicação do comKids Inovação.