Júri infantil e adolescente no Festival comKids – Prix Jeunesse 2017
Crianças e adolescentes também farão parte do júri do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2017 para a escolha das melhores produções audiovisuais infantojuvenis. Antes da avaliação infantil, um pré-júri internacional selecionou 75 finalistas entre os inscritos. O público participante do festival é quem dá a palavra final sobre os vencedores.
O comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2017 será realizado de 14 a 20 de agosto, em São Paulo. Confira a programação.
Para o público de crianças e adolescentes, haverá uma votação especial. Como o festival elege os melhores conteúdos originalmente criados em português ou espanhol, o comKids convidou crianças brasileiras e adolescentes de ascendência latina para avaliar as produções finalistas e participar de debates sobre as exibições. São participações mais do que especiais, que valorizam a opinião e o direito de expressão desse público, e abrem espaço ao exercício de crítica e ao reconhecimento da linguagem audiovisual entre crianças e adolescentes.
O Júri infantil – Brasil é formado por crianças brasileiras do projeto Curumim. São crianças que participam de vivências promovidas pela equipe socioeducativa do Sesc-SP. Elas avaliam produções audiovisuais dirigidas à faixa etária de 7 a 11 anos e fazem exercícios reflexivos sobre as obras.
As obras em competição na avaliação do Juri Infantil Brasil do comKids 2017 são:
Bá
Chatarra
No país dos Pitigrundos
Zica e os camaleões – Peguei pesado!
Historietas assombradas – A culpa é sempre do mordomo
Irmão do Jorel – MC Jujú
O Júri adolescente internacional vai avaliar produções criadas para o público de 12 a 15 anos não ficção. Ele é formado por adolescentes americanos de famílias latino-americanas do Theatre Arts Production Company School (TAPCO NYC). A votação especial do júri adolescente também terá espaço de reflexão e avaliação sobre as obras, com apoio da equipe do HITN – Hispanic Information and Telecommunications Network, Inc. (EUA). Seguem as obras em competição na avaliação do Juri Adolescente Internacional do comKids 2017.
Yo soy mujer – Yo soy Venus
Las niñas de la guerra – El aula del sol
Cuentos de viejos – Graciela, la primera reina
Sueños latinoamericanos – Emiliano
N3P Noticia
No Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano disputam a mostra competitivas obras animação ou live-action criadas para diferentes mídias: curtas e longas-metragens, programas e séries de TV, telefilmes, game-shows, musicais, noticiários e revistas eletrônicas. Cada categoria audiovisual é dividida por faixa etária, de acordo com o público-alvo da produção. E há uma categoria de formato especial por tempo de duração, a de Conteúdos Curtos, como interprogramas e clipes. Para conferir a data, o horário e o local de exibição de cada categoria clique aqui.
Confira também os workshops e as sessões especiais da programação.
Foto do destaque: Juri infantil Curumim 2015. Foto: Danila Bustamante / comKids