Novidades

Por: comKids (Redator)

O escritor, produtor e professor norte-americano Howard Blumenthal passou pelo Brasil em mais uma escala do projeto fundado por ele, Kids on Earth, que viaja pelo mundo para ouvir crianças.

Blumenthal é co-criador e produtor da popular série infantil “Where in the World Is Carmen Sandiego?”, (PBS; Peabody Award). Atualmente, desenvolve o Kids on Earth e já passou por diversos países da Ásia, África, Europa e Estados Unidos na construção de um acervo diverso de depoimentos de crianças e adolescentes.

A passagem pela América Latina contou com o apoio do comKids e Blumenthal entrevistou crianças de diferentes escolas de São Paulo para ouvir sobre seus desejos, medos, demandas e sonhos. As instituições visitadas foram: Colégio Humboldt, Colégio Viver, Acorde de Desenvolvimento Humano e Unibes Assistencial. Do Brasil, o pesquisador seguiu para o Uruguai e o Chile.

Howard Blumenthal. Foto: Giovanna Fabbri. Unibes Assistencial, divulgação.

Entrevista com crianças na ONG no Acorde de Desenvolvimento Humano. Foto: Daniel Leite, comKids, divulgação.

Howard é entrevistado por jovens do Colégio Humboldt. Foto: Daniel Leite, comKids. Divulgação.

Kids on Earth
Mas o que é o Kids on Earth? É uma plataforma global de storytelling de crianças e adolescentes. O projeto conecta crianças, de 8 a 15 anos, de diferentes lugares do mundo, em uma iniciativa colaborativa entre educadores, escolas, produtores e ONGs.

Entrevistadas em vídeo, as crianças contam suas histórias, falam de seus contextos sociais e revelam um pouco do imaginário infantil do século XXI, tão diverso e surpreendente em meio a avançadas tecnologias e antigas desigualdades sociais. O acervo do Kids on Earth é gratuito e já tem diversas entrevistas com  crianças em vídeos disponíveis online.

Kids on Earth, plataforma de storytelling de crianças e adolescentes

Media Literacy
Na passagem pelo Brasil, Blumenthal, que também é professor visitante na Universidade da Pensilvânia, visitou a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para falar das transformações da infância que tem captado nas viagens ao redor do mundo: crianças conectadas, que usam largamente o vídeo como principal meio de comunicação e forma de expressão, e que, além dos interesses próprios da infância, relatam suas inspirações, preocupações com responsabilidade social e promoção da cultura da paz.

Blumenthal aponta a media literacy como caminho preponderante para ajudar a garantir os direitos das crianças em meio à gigantesca indústria midiática que nos cerca e ao mundo da internet desenhado para adultos.

“Como produtores de mídia, como educadores, acho que nosso trabalho no século XXI é: como nós podemos ensinar as crianças a pensar de maneira clara e lúcida?” Howard Blumental defende a necessidade de estimular as pessoas ao desenvolvimento de ferramentas e habilidades cada vez melhores para filtrar informações e tomar decisões mais sensatas no universo da comunicação.

Entrevistas com crianças, projeto Kids on Earth. Foto: Giovanna Fabbri. Unibes Assistencial, divulgação.

Foto do destaque: Giovanna Fabbri, Unibes Assistencial, divulgação.