Novidades

Por: comKids (Redator)

(Relatórios do Manimation: Projetos sob encomenda – CBeebies & CBBC)
*Manimation é um dos eventos da CMC – Children Media Conference

Jackie Edwards é Produtora Executiva de Séries de Animação e Aquisições do CBeebies – o primeiro canal dedicado a televisão pré-escolar do Reino Unido. Jackie é produtora executivo de muitas das séries animadas da CBeebies tais como: Tree Fu Tom, Octonautas (ambos no ar pela Discovery kids no Brasil e América Latina) e Rastamouse. Jackie descreveu as experiências bem-sucedidas do CBeebies nos dias de hoje, o pensamento que se encontra por trás da aquisição de animação para o canal e contou um pouco sobre o processo que usam para adquirir tais conteúdos.

Jackie começou mostrando um clipe de reel exibido no CBeebies que incluía os novos títulos: Sarah and Duck e Peter Rabbit. As animações do CBeebies  têm personagens extraordinários e coloridos e os desenhos produzem alguns dos programas mais representativos, que ajudam a definir o perfil do canal.

Jackie expressou sua confiança na região do noroeste do Canadá (The North West) como incubadora de grandes animações tais como Cloudbabies e, em um futuro próximo, o retorno do lendário Clangers.

Jackie expôs que, dos mil shows apresentados à CBeebies a cada ano, apenas quatro séries são compradas. Afinal, o que a CBeebies está buscando? Programas que sejam inspiradores, visualmente diferentes e originais em seus conceitos, propostas que entendam o público do canal e o que eles gostam – e programas que tragam uma grande ideia. A CBeebies não compra mais do mesmo. Ela gosta de aproximar fronteiras. A aprendizagem é um elemento vital também. Séries recentes exploraram filosofia para as crianças com menos de seis anos. Tree Fu Tom foi desenvolvido para dar conta de problemas de dispraxia em crianças pequenas – para ajudá-los a se mover (veja aqui). Até um programa divertido como Raa Raa the Noisy Lion é essencialmente sobre rima, ritmo e contação de histórias – desenvolvido em resposta a um relatório que diz que as crianças têm deficiências nas habilidades de linguagem em certas áreas do Reino Unido.

O pitching ao CBeebies pode ser feito por meio do Portal de encomendas e seleção da BBC (BBC’s e-commissioning portal: http://www.bbc.co.uk/commissioning/tv/). Mas, tendo em vista que Jackie e sua equipe estão interessados em conhecer a fundo cada programa que compram – a CBeebies não compra conteúdos já finalizados, é prudente ter uma conversa inicial com a equipe, e assim levar em conta os espaços que precisam ser preenchidos, examinar se um determinado conceito se enquadra no caráter e nas necessidades do canal, na medida em que mudanças podem precisar ser feitas no editorial ou nos conteúdos educacionais e assim por diante. Jackie adora falar com as pessoas com antecedência para evitar o desperdício de tempo mais adiante no processo.

Lucy Pryke é Produtora de Desenvolvimento, Animação e de Aquisições para CBBC e editorialmente responsável por programas pré-encomendados pelo canal CBBC. O CBBC compra animação e dramas em live-action e programas de entretenimento para crianças de seis a doze anos. Lucy seleciona projetos enviados por produtores, empresas de animação, distribuidoras e programas mais recentes incluem Shaun, o carneiro (Aardman) e Dennis the Menace & Gnasher (Red Kite / Sticky Pictures / DC Thompson).

Uma vez mais, Lucy queria explicar a posição da BBC a respeito da aquisição de animações e os processos pelos que produtores tinham que passar para enviar suas propostas. Lucy começou com uma apresentação mostrando animações recentes da programação da CBBC. Nela estavam Scooby Doo, Strange Hill High, Arthur, Dennis the Menace & Gnasher e Shaun, o carneiro.

Afinal, o que a CBBC está buscando para animação? Lucy assinala dois principais componentes: promover gargalhadas e ser conduzidos por personagens. Eles também querem programas que não deixem de fora os espectadores mais velhos, que ofereçam algo novo e estimulante que gere conversas das crianças, ótimas histórias, momentos imprevisíveis, personagens engraçados e simpáticos com pontos fortes e fracos, para meninos e meninas e que tenham humor inteligente.

Ainda que a CBBC não compre animações prontas tais como Scooby Doo, Lucy também assinalou que estão dispostos a conversar anteriormente, para auxiliar as pessoas a formatar seus projetos, em conformidade com as expectativas do canal. Novamente, é uma questão de entrar em contato com antecedência.

Manimation é um novo festival de animação, criado pelo CMC para o MIDAS, a Agência de Investimento em Desenvolvimento de Manchester (Manchester Investment Development Agency). Ele combina um evento de desenvolvimento de negócios com noites criativas e sociais, focadas na comunidade de animadores de Manchester.

Fonte: CMC
A CMC é parceira de conteúdo do comKids.