Novidades

Por: comKids (Redator)

Por Giovana Botti e Daniel Leite

Os “monstros” que habitam em todos nós vão estrelar um programa de criança. O cineasta, roteirista e produtor Cao Hamburger volta a produzir para o universo infantil 20 anos depois do sucesso do Castelo Rá-tim-bum, que marca até hoje a grade de programação da TV Cultura. A mesma parceria da época, com realização do Sesi-SP, foi retomada para levar ao ar a partir de 10 de novembro a produção “Que monstro te mordeu?”. A série de conteúdo educativo e muito entretenimento foi feita para a televisão e para a web e tem produção do próprio Cao (Caos Produções) e de Matias Mariani (Primo Filmes).

Foto 1 - geral

Personagens da série – Divulgação

Foram dois anos e meio de uma produção complexa, que recebeu investimento de R$ 14 milhões e envolveu oficinas com crianças, atriz em live-action, animação, efeitos especiais, manipulação de bonecos e a gravação em estúdio em cenário de 360 graus. “Para nós, é uma satisfação oferecer oportunidades educacionais fora dos muros da escola”, afirmou Walter Vicioni Gonçalves, superintendente do SESI-SP, que investiu no projeto idealizado para crianças entre 5 e 9 anos de idade.

Cao Hamburger, que criou a série com Teo Poppovic, conta que a ideia era trabalhar com monstros para falar de sentimentos. “Fiquei imaginando como é a criança que sente raiva pela primeira vez. É muito forte”, diz o diretor, que aliou na série o conteúdo educacional com muito humor.

O mote do programa passa longe do conteúdo escolar e mira nas relações pessoais e na abordagem de conflitos humanos. “Pela minha experiência, um programa educativo não é necessariamente bom. Ele precisa ter o entretenimento como o lado mais forte. Acho que nesse projeto a gente conseguiu. O conteúdo educativo está integrado na história, na dramaturgia”, resumiu Cao.

Cada episódio vai falar de um sentimento ou de um comportamento experimentado por qualquer ser humano comum; ciúme, raiva, luto, inveja, entre muitos outros. Segundo o presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, a nova série também vai entrar na grade da TV Rá-Tim-bum. “Nós estamos lançando um produto que terá vida longa”, afirmou. “Dependendo da reação do público, a gente tem a intenção realmente de continuar”, confirma Cao.

A seguir, acompanhe alguns trechos da entrevista de apresentação da série.

O DNA da nova série da TV Cultura
– “Monstros” com conteúdo exclusivo para web
– Que monstro te mordeu? – Bastidores da produção

Que Monstro te mordeu? – TV Cultura
Estreia 10 de novembro – Segunda a sexta às 11h30 e 19h30
1ª Temporada: 50 episódios para a TV e 50 pílulas para Web