Novidades

Por: comKids (Redator)

MOP 2013
mop2013

Evento que vem revelando jovens cientistas ao Brasil e ao Mundo será realizada de 4 a 6 de dezembro no CATAVENTO

Pelo terceiro ano consecutivo, o Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, recebe a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP, que vem revelando jovens cientistas, ao Brasil e ao Mundo.

Neste ano, foram selecionados para participar da MOP 123 projetos realizados por estudantes do ensino básico, de escolas públicas e particulares de 39 municípios do Estado de São Paulo, entre 307 inscritos. A mostra de finalistas contará com 265 estudantes, 106 professores orientadores e coorientadores e 62 escolas. Os trabalhos se distribuem pelas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, biológicas, da saúde e agrárias. Além das boas ideias propostas por cada trabalho, muitos deles foram desenvolvidos para trazer soluções inovadoras para problemas da sociedade, com base na metodologia científica e de engenharia.

Na MOP, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora. Os seis com maior destaque terão vaga garantida na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que acontecerá em março na USP, e 20 estudantes serão escolhidos para receber bolsas de Iniciação Científica Jr. concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, os três melhores projetos de cada área serão premiados com troféus, medalhas e certificados.

A MOP é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, e foi realizada pela primeira vez em 2011. O evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de ciências e engenharia de estudantes com 14 a 20 anos, matriculados em escolas públicas e particulares do estado de São Paulo.

A MOP 2013 é organizada pelo Catavento Cultural e Educacional e o LSI – TEC e conta com o apoio institucional dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo.

Agenda:
Mostra dos finalistas (aberta ao público):
4/12 – das 9h às 10h – Cerimônia de abertura; das 10 às 16h – aberta à visitação
5/12 – aberta à visitação, das 9h às 16h
6/12 – Cerimônia de premiação dos projetos que se destacaram

A entrada à MOP e ao museu Catavento é gratuita. (durante os dias 4, 5 e 6/12)

Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

Fonte: Assessoria de imprensa do Catavento Cultural e Educacional