Novos canais de TV infantil na América do Sul

Dois novos canais públicos sul-americanos de TV infantil foram criados no contexto da crise sanitária do Covid-19. Os efeitos da suspensão das aulas e o crescimento da audiência televisiva impulsionaram novos projetos para a oferta de audiovisual infantojuvenil de qualidade na região. É o caso do canal Eureka, criado na Colômbia por Capital Sistema de Comunicação Pública, de Bogotá. No Chile, a novidade foi o NTV, canal cultural familiar da Televisão Nacional do Chile.

Canal Eureka, da capital colombiana Bogotá e região

Eureka, de Bogotá
A origem de Eureka está ligada ao contexto da pandemia do Covid-19, quando o Canal Capital criou a faixa de programação infantil “Aprende en Casa”, em 2020, por ocasião da suspensão das atividades presenciais nas escolas. O crescimento na audiência de conteúdos infantis e adolescentes impulsionou o projeto, que foi gestado desde então e o canal infantil entrou no ar em agosto de 2021, por TDT.

A programação é dirigida a meninos e meninas residentes de Bogotá e região, principalmente o público mais vulnerável, segundo Paola González, líder de Eureka. “O canal busca alcançar meninos e meninas de 3 a 16 anos que vivem na região de Bogotá, com ênfase na população pertencente aos níveis socioeconômicos baixo e médio ou estratos 1, 2 e 3, com base na hipótese de que esta é uma população mais vulnerável a problemas graves como as diversas formas de violência, abandono escolar e dificuldade de acesso a ofertas educativas e culturais alternativas”.

Confira a entrevista com Paola González, líder de Eureka.

Canal NTV, do ChileNTV, do Chile

Durante a pandemia o Chile também criou uma TV cultural familiar para responder à suspensão das atividades escolares. A TV Educa Chile entrou no ar em abril de 2020 e a iniciativa foi tão bem recebida pela audiência que foi prorrogada. “Essa experiência possibilitou demonstrar o quanto é importante para um país contar com um canal de televisão aberto que permita o acesso gratuito de meninos e meninas a conteúdos de qualidade”, afirma Mariana Hidalgo, que foi encarregada da programação da TV Educa Chile, na época, e hoje é Diretora de Programação do novo canal, NTV.

NTV foi lançado em agosto de 2021 e une entretenimento e educação na programação, com séries como “Zander”, programa de filosofia para crianças, e “Dino Exploradores”, sobre divulgação científica. O canal de televisão aberta é gratuito, de livre acesso por televisão digital terrestre.

Confira a entrevista com Mariana Hidalgo, diretora de Programação de NTV.

Img do destaque: Série “Zander” , de Kike Ortega, Chile. Imagem: Divulgação.

Posts relacionados