O Prix Jeunesse da identidade
O Prix Jeunesse Internacional 2016 teve como tema “What it means to be me!”, trazendo uma abordagem da identidade
Com foco nas temáticas e questões relacionadas à identidade, o Festival Prix Jeunesse Internacional 2016 reuniu em Munique, Alemanha, mais de 600 profissionais que, juntos, assistiram, debateram e julgaram 96 programas de TV infantojuvenil selecionados entre os 394 inscritos. Vindos de 60 países, representando 290 diferentes instituições, entre canais de TV públicos e privados e empresas de produção de pequeno, médio e grande porte, os conteúdos exibidos compõem um panorama mundial das produções televisivas nos últimos dois anos para crianças e pré-adolescentes até 15 anos.
As varias interpretações sobre o urgente tema da identidade puderam ser vistas por diversos ângulos, impressos nos diferentes programas da competição. Outras temáticas, novos formatos e conteúdos com doses de inovação também foram exibidas durante o evento, que, entre as exaustivas horas de fruição, promoveu discussões entre os participantes e apresentou algumas recentes descobertas de pesquisas realizadas pelo IZI (International Central Institute for Youth and Educational Television), que investiga estudos de recepção e reações de crianças frente às imagens.
Sendo um Festival que editorialmente privilegia a qualidade com responsabilidade, buscando a excelência na produção infantojuvenil, o Prix Jeunesse acaba por resumir e expressar algumas questões latentes, traduzidas em histórias de ficção e não ficção que merecem a atenção daqueles que criam para esse público.
Para contribuir com o debate, o comKids publica artigos e reflexões sobre a edição 2016 desse festival gerido pela Fundação Prix Jeunesse há mais de 50 anos.
Aguarde as novas postagens do comkids sobre a edição 2016, o Prix Jeunesse da Identidade.