Novidades

Por: Giovana Botti (Redator)

A série brasileira de animação que estreou no canal infantil Gloob é um caldo de ironia, diálogos rápidos cheios de humor e piadas nem sempre óbvias para atrair um público heterogêneo, de adultos e crianças, e cair no gosto da família.

osmar_destaque 1

Osmar – A Primeira Fatia do Pão de Forma conta a história de um pedaço de pão normalmente desprestigiado no café da manhã. Na série, a fatia de casca, nada disputada no pacote e muitas vezes abandonada na embalagem, assume o carisma do personagem central.

Para superar a rejeição, é com muita resiliência e com a boa vontade de quem não desiste nunca que Osmar enfrenta as trapalhadas do dia a dia na cidade de Trigueirópolis. Em torno dele, orbitam outros personagens/ingredientes típicos do café da manhã, que também vão garantir participações especiais como a do lutador Anderson Silva, dando voz a um provolone do UFQueijo, o Provolonderson Silva.

osmar_anderson silva

A série foi criada pela produtora 44 Toons e dirigida por Ale McHaddo. Ainda na fase de piloto, Osmar foi contemplado com o edital da Petrobras e premiado pelo MIP Junior em Cannes, um dos maiores festivais de conteúdo infantil do mundo. A parceria com o Gloob começou na fase de pré-produção e, a partir daí, Osmar enfrentou um desafio: agradar a audiência do Gloob, cujo target é de crianças de 5 a 9 anos, e conquistar o público pela TV Cultura, também coprodutora, interessada em falar com pré-adolescentes e adultos.

Para fechar essa equação, de públicos diferentes em um só produto, a 44 Toons apostou no humor. Para os pequenos, o humor físico. E para os maiores, muita ironia nos diálogos. O Gloob abraçou o projeto. “Este lançamento é a nossa primeira coprodução em animação nacional. O projeto chegou com investimentos da Ancine/FINEP, através do Fundo Setorial do Audiovisual. Durante o processo de desenvolvimento da série, entendemos que era fundamental trabalharmos o humor de forma transversal e universal”, conta Paula Taborda dos Guaranys, gerente de conteúdo e programação do Gloob.

De olho no mercado internacional, Osmar ainda recebeu uma consultoria norte-americana, da Baboon Animation, empresa fundada pelo roteirista e diretor Mike de Seve, que trabalhou em projetos como Madagascar, Shrek 2, Shrek Terceiro e outras produções igualmente marcadas pelo humor, sob medida para divertir toda a família.

Mike de Seve também dirigiu e escreveu para programas animados de televisão como Vila Sésamo e Beavis e Butt-Head e foi o responsável por realizar o comedy punch up na série brasileira, para acrescentar novas piadas e potencializar o humor já presente nos diálogos afiados e nas situações vividas por Osmar. O resultado são fartas referências culturais do universo pop e da vida moderna, que divertem da criança ao adulto, de forma plural, de acordo com o nível de compreensão da faixa etária.

A dublagem também tem finas participações. O comediante Marcius Melhem será a voz de Osmar e o ator cômico Leandro Hassum faz o papel de Steve, o melhor amigo/baguete. “Eles conseguem imprimir o humor e a parceria que o Osmar e o Stevie possuem, pois já são parceiros de trabalho de longa data na vida real. Nas nossas animações internacionais, normalmente convidamos artistas locais para dublar, pois acreditamos que isso gera identificação com o conteúdo. No caso do Osmar, uma produção brasileira, não poderia ser diferente”, conta Paula Taborda dos Guaranys.

Alguns episódios ainda terão na dublagem de outros personagens bem conhecidos do mercado brasileiro, como o estilista Johny Luxo e a consultora de moda, Constanza Pascolatto.

Para ver a entrevista, na íntegra, com a 44 Toons, clique aqui.

Para informações sobre a Masterclass do Mike de Seve no Brasil, clique aqui.