Novidades

Por: comKids (Redator)

O Ministério de Cultura da Colômbia é um grande exemplo na região por criar políticas culturais dedicadas às crianças e sua relação com a comunicação. Há mais de 10 tem criado ações de fomento, formação, investigação do universo infantil fazendo com que a Colômbia seja um dos expoentes na produção infantil da América Latina.

Suas contínuas ações de pesquisas quantitativas e qualitativas têm inspirado e orientado os criativos e instituições a desenvolverem seus projetos por meio do entendimento das infâncias colombianas, e também pelos perfis de condutas individuais. Com o propósito de conhecer seu próprio lugar, o Ministério tem proporcionado o desenvolvimento menos generalista e mais integrado com a política cultural para a infância no país.

Aproximação dos hábitos de consumo de conteúdos midiáticos das meninas e meninos da Colômbia

A Direção de Comunicação do Ministério acaba de publicar nova pesquisa sobre os hábitos de consumo de crianças entre 5 e 11 anos com informações valiosas para criativos, educadores e pesquisadores dedicados à infância e sua relação com mídia e cultura.

bolivia46

Criança participante da pesquisa

Os resultados evidenciam que é possível estabelecer uma série de novos perfis que mostram características de interesse e personalidade, as quais permitem maior conhecimento sobre seus pensamentos, sentimentos e valores. Entre as dimensões investigadas estão: consumo de mídia e cultura das crianças, programas de televisão, canais de televisão infantil, audiência dos canais e programas na Colômbia, o uso de gadgets por parte das crianças e o uso do seu tempo livre.

Princesas, transgressores, apasionados y otros é a nova pesquisa do Ministério da Cultura da Colômbia que, particularmente, busca descobrir os “modos de ver” infantis, as formas de apropriação dos conteúdos, seus usos sociais, as relações que tecem a seu redor e imaginário infantil e quais temas que as potencializam.

Com os resultados fica evidente que é possível estabelecer uma série de perfis associados não somente as características sócio-demográficas das crianças, mas também suas características de estilo de vida e valores, entre outros aspectos.  Além de ir além de uma definição restrita, estes perfis exemplificam tendências de comportamento das crianças.

Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.

La lleva – um marco na produção colombiana

Séries infantis como “La lleva” – premiada nacional e internacionalmente – foi desenvolvida com apoio da pesquisa “De ocho a diez, un acercamiento a niñas y niños colombianos para hacer televisión” do Ministério da Cultura da Colômbia.  Veja mais sobre a produção aqui.