Novidades

Por: comKids (Redator)

Agora falta pouco! Com programação intensa, o comKids Inovação vai acontecer nesta quinta-feira (24/04) no Goethe-Institut São Paulo, das 9h às 19h.

Duas mesas redondas, uma palestra, uma conversa projetos com os seis finalistas da competição. Veja abaixo toda a programação.

*Devido à limitação de lugares, as inscrições do comKids Inovação estão encerradas. Agradecemos a compreensão de todos! Equipe comKids

Programação #comKidsInovação

08h30: credenciamento 

09h: Abertura

09h20: Palestra – Tríptico da Infância, com Chiqui Gonzalez – Ministra de Inovação e Cultura de Santa Fé – Argentina

Ministra de Inovação e Cultura de Santa Fé desde 2007, María de los Ángeles “Chiqui”González é advogada, especialista em Derecho de Familia pela UNR, Argentina. Durante sua gestão, Chiquí González criou projeto “Tríptico de la Infancia” de Rosario, circuito pedagógico integrado por espaços públicos urbanos, mostras e dispositivos lúdicos destinados a crianças e adultos para a convivência, educação, criação e imaginação: La Granja de la Infancia, El Jardín de los Niños e La Isla de los Inventos. Além de transformar a cidade de Rosario em um grande cenário de aprendizagem e em uma escola da democracia, o projeto contribuiu para a recuperação patrimonial do município. Chiquí González também é vicepresidenta do Conselho Diretivo de ATEI (Associação de televisão educativa iberoamericana), participou da criação de canais de televisão dedicados às crianças na Argentina – Pakapaka e Canal Encuentro – e do Programa Señal Santa Fé, iniciativa dedicada a produção de conteúdos audiovisuais sobre a memória, história e cultura santafesina. Além de docente titular da Universidade de Buenos Aires (FADU – UBA) e da Escola Internacional de Cinema e Televisão ECTV, Chiquí também conta com uma extensa produção teatral como atriz, diretora e dramaturga dentro e fora do país.

10h40: Mesa 1 – Inovação e criatividade
O comKids reúne artistas que se dedicam a infância. Eles irão compartilhar conosco sua pesquisa, seus processos criativos e projetos inspirados e que inspiram as crianças a serem crianças em toda sua potência. Mediação: Vanessa Fort – coordenação geral e editorial do comKids

Convidados:

andres lieban

Andrés Lieban: Trabalha com animação há mais de 20 anos e acumula inúmeros prêmios nacionais e internacionais com seus curtas e séries em festivais. Colabora regularmente com eventos que ligam animação e o público infantil. Criador e diretor das séries “Meu AmigãoZão” (melhor programa infantil da TV de 2010 pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte) e “Quarto Do Jobi”.

laurateixeira

Laura Teixeira: Ilustradora e designer especialista em livros infantis e ilustração. É autora de livros de imagens (histórias em quadrinhos, murais e estampas para roupas) que tem como base o desenho a mão livre. Formou-se na FAU-USP, onde fez também um mestrado sobre livros infantis, e especializou-se em ilustração em Barcelona. É integrante do coletivo Charivari. Publicou pelas editoras Cosac Naify, Hedra, Melhoramentos e Jujuba.

helio

Hélio Ziskind: Músico, atua como compositor, arranjador e intérprete. Trabalha com música para crianças, projetos educacionais, trilhas sonoras para dança, teatro, TV, rádio e cinema. Através de seu selo, vem lançando CDs de música para crianças, tendo já recebido três Prêmios Sharp por CDs infantis. Hélio Ziskind é conhecido como autor de temas para os programas infantis da TV Cultura de São Paulo (Cocoricó, Castelo Ratimbum, entre outros).

winston_foto

Winston Petty: Empreendedor e game designer. Sócio-fundador da Webcore, agência digital e produtora de games e da Insolita Studios. Já liderou jogos premiados como “Turma do Chico Bento”, vencedor do troféu EGW de melhor jogo brasileiro de 2013, e produziu “Freekscape”. Convidado para ser co-autor do livro-mangá “Uma Dupla que Faz Acontecer”, com temática empreendedora baseada em sua trajetória. Com formação em Ciência da Computação e Design, foi presidente da Abragames em 2009/10.

12h40-14h: intervalo para almoço

14h: Mesa 2: Inovação e Modos de fazer
Laboratórios, núcleos criativos, salas de criação, coletivos. O comkids está interessado em discutir os modos de fazer, os outros e novos modos. Aqueles não tão tradicionais, que permitem novas dinâmicas de gestão criativa. Mediação: Beth Carmona, diretora geral e editorial do comKids.

Convidados:

jan_willem

Jan-Willem Bult: É escritor de livros infantis, roteirista de cinema e séries de TV. Desde 1997 foi diretor criativo e chefe de programação infantojuvenil da KRO, na Holanda. Por seu trabalho já recebeu prêmios do Prix Jeunesse Internacional, Prix Danube e Dutch Academy Award. Desde fevereiro de 2014 Jan-Willem Bult é embaixador do Kids News Network e Wadada World World Kids News, apoiando o desenvolvimento e o alcance da rede dos programas de notícias para crianças. O Kids News Network já existe em 12 países, entre os quais o Suriname, Bolívia, Gana e Birmânia. Em 2007, fundou sua própria fundação, a JWB Foundation, para apoiar projetos de mídias e esportes com participação infantil para o desenvolvimento da paz.

Logo_Lumika

Coletivo Lumika: O Lumika acredita que o mundo está mudando pra melhor. Produzir conteúdo sobre diversidade sexual e de gênero é a maneira que encontraram de questionar e estimular os jovens que são catalisadores de mudanças e estão sedentos por novos diálogos.

palmieri

Ricardo Palmieri: Artista, produtor multimídia e pesquisador de inovação e ferramentas livres para produção artística. Foi colaborador e jurado da GameJam “sobre”viver em Berlim, uma parceria do Goethe-Institut e Festival A.MAZE.

Também estarão presentes os ganhadores da Gamejam.

15h30: intervalo

15h50: Rodada de Projetos – Com a intenção de fomentar a produção e o desenvolvimento de projetos com esse olhar criativo e reconhecer trabalhos que tenham potencial de desenvolvimento e produção, o comKids Inovação selecionou 6 projetos com potencial de desenvolvimento, que serão apresentados publicamente no evento.

Pré-juri (que consolidou os finalistas): Thais Caramico e Roberto Almeida (Garatujas Fantásticas), Cielo Salviolo (Consultora e diretora do LatinLab), Cleomar Rocha (Media-Lab da UFG), Artur Tilieri (Cartoon Network), Vanessa Fort e Beth Carmona (comKids).

PROJETOS FINALISTAS: Nina (Carmela Conteúdos e Ideias), Pedra Dourada (Alopra Estúdio), Projeto Blogar, Maguaré (Ministério de Cultura da Colômbia), Crianceiras (Criatto Promoções), Projeto Piquenique.

Júri (que estará presente na avaliação pública): Karen Acioly – FIL – Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens, Luiz Rangel – Programador cultural do Goethe-Institut São Paulo, Sabrina Nudeliman – Elo Company, Herminia Bragança – TV Brasil, Jimmi Leroy – Nickelodeon, Beth Carmona – direção geral do comkids. Mediação: Vanessa Fort – coordenação geral e editorial do comKids.

alemberg quindins

17h50 – Conversa com Alemberg Quindins, Fundação Casa Grande (Cariri, Ceará)

Músico de formação popular, historiador autodidata, Fellow da Ashoka e Líder da Avina. Em 1992, restaurou a primeira casa grande da fazenda que deu origem ao Município de Nova Olinda (CE) e criou em sua sede a Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri: uma Organização não governamental que tem como missão educar crianças e jovens através da gestão cultural e do protagonismo juvenil. Na África, em Moçambique e Angola, criou a rede de jovens comunicadores da língua portuguesa.

19h – Rodada de Projetos – Entrega de Prêmios e Menções

Ficha de inscrição do #comKidsInovação disponível aqui.

SERVIÇO

Evento: comKids Inovação
Data: 24.04.14 (quinta-feira), das 09h00 às 19h00
Local: Auditório do Goethe-Institut São Paulo
Endereço: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – 05413-001 | São Paulo – SP
Inscrições: [email protected]
Público-alvo: Artistas, Produtores, Game-designers, Escritores, Ilustradores, Roteiristas, Educadores, Agentes culturais.
Capacidade:200 pessoas
Entrada gratuita.