Canal NTV abre espaço para a programação de TV infantil no Chile

Entretenimento educativo é o grande foco do canal cultural familiar NTV, que abriu espaço para a programação de TV aberta dirigida a crianças no Chile. Mariana Hidalgo, diretora de Programação do NTV, falou ao comKids sobre o canal.

Série “Zander” . Imagem: Divulgação.

ComKids – Como foi o contexto de criação do canal? Como a experiência da TV Educa Chile foi importante para a formação da NTV?
Mariana Hidalgo – NTV, o canal cultural familiar da Televisão Nacional do Chile, existe porque assim é definido pela Lei 21.085, que estabelece as características que deve ter a segunda concessão do canal público chileno. No processo de discussão editorial de como deveria ser sua implementação, a pandemia nos atingiu e nos deu a oportunidade de adaptar este projeto para trabalhar com todo o sistema de televisão chileno, dando vida à TV Educa Chile, que nos permitiu acompanhar aqueles que estavam sem aulas presenciais com entretenimento e continuidade do aprendizado por meio de programas educacionais. Essa experiência possibilitou demonstrar o quanto é importante para um país ter um canal de televisão aberto, que permita a todos os meninos e meninas o acesso gratuito a conteúdos de qualidade.

– Qual é o público-alvo da NTV? O que mudou da TV Educa Chile para a NTV?
O objetivo da NTV é entregar entretenimento e cultura, com foco importante nos públicos jovens. Dentro deles, meninos e meninas têm um espaço fundamental porque são agentes de mudança, são um público que não está abordado na televisão aberta e gratuita do Chile e porque, se queremos reduzir as brechas de desigualdade em nossas sociedades, temos que começar dando-lhes uma janela que os faça participar igualmente do mundo e que o mundo possa valorizar quem eles são e de onde vêm. A mudança mais relevante é que a NTV busca estimular que adultos e crianças estejam na nossa tela por meio de conteúdos que não se repitam no dia e que são organizados e programados de acordo com a disponibilidade que estes distintos grupos têm para assistir televisão.

Série “Dino Exploradores”. Imagem: Divulgação.

– Como é a programação? Procuram coproduções com outros países?
A programação da NTV tem um forte componente nacional, regional e local. É multiformato e multiplataforma. Está focada no entretenimento educativo, o que nos permite ir além do cumprimento da lei e dos conteúdos científicos, tecnológicos, culturais e artísticos nela descritos. Os espaços de formação e de desenvolvimento socioemocional também fazem parte da nossa programação. Noventa por cento do conteúdo da NTV é produzido no território. O componente regional e local também está presente graças a várias experiências audiovisuais onde as próprias crianças e adolescentes geram o conteúdo. No que diz respeito às coproduções, é algo que procuramos e estamos em várias conversas que, esperamos, possam dar frutos nos próximos dois anos.

Série “El Cosmos del Profe Maza”. Imagem: Divulgação.

– E os planos para este ano?
2022 é um ano em que ainda estamos no processo de implementação da televisão digital terrestre no Chile. Isso é relevante porque estaremos atingindo cada vez mais localidades e setores do país. Alguns deles até agora não recebem sinal de televisão e agora poderão assistir tanto a NTV quanto a TVN. Por isso, uma de nossas prioridades é continuar levantando conteúdos que tornem presentes as diferentes realidades do país. Além disso, consolidar alguns programas que já temos e construir novos conteúdos para diferentes idades para, além de entregar uma experiência significativa, gerar impacto positivo nos públicos e que eles se entretenham conosco.

Posts relacionados