Novidades

Por: comKids (Redator)

As dificuldades e descobertas de duas crianças sírias refugiadas no Brasil, contadas por elas mesmas entre o dia-a-dia em família e na escola no bairro do Brás, estão entre as primeiras histórias do programa de notícias voltado ao público infantojuvenil, que estreia dia 16 de abril na TV Rá Tim Bum e tem entrada prevista na grade da TV Cultura a partir de julho.

O programa Repórter Rá Teen Bum é parte do projeto internacional WADADA – News for Kids Network, criado pela ONG Free Press Unlimited, da Holanda. Com a estreia o Brasil passa a integrar o rol de dezesseis países, que já fazem parte da rede com suas próprias produções locais. Da Bolívia a Nicarágua, da África do Sul ao Nepal, o WADADA promove entre diferentes países um intercâmbio de reportagens para o público infantojuvenil. Em uma das matérias internacionais, por exemplo, o Repórter Rá Teen Bum vai mostrar que saber nadar é um desafio para a infância em Bangladesh, onde são altas das taxas de morte por afogamentos de crianças e adolescentes.

curaçau_2

Wadada, News for Kids em Curaçau. Divulgação.

As reportagens produzidas no Brasil também vão alimentar essa rede de conteúdos. Por isso, segundo o presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, o noticiário infantil vai contar com a produção de seis afiliadas da TV Cultura, além da equipe de produção da TV Rá Tim Bum. Participam do projeto afiliadas do Paraná (Curitiba e Cascavel), de Pernambuco, Goiás, Pará e Minas Gerais. “O Brasil estará representado em todas as suas regiões, para levar não só as imagens das crianças de São Paulo, mas refletir a diversidade cultural do país”, assinalou.

Sem especialistas ou comentaristas adultos, a ideia do programa é apresentar o conteúdo de não-ficção para crianças e adolescentes por eles mesmos. O videomaker Flavio Forner sai sozinho para captar as histórias. Forner carrega na bagagem a experiência de coberturas jornalística como dos conflitos na Síria e no Iraque, agora tem o desafio de ouvir crianças das mais diversas realidades no Brasil.

Target

Repórter Rá Teen Bum será apresentado por Nathalia Falcão, que já participou de séries como PSI (HBO) e Beleza S/A (GNT). O novo programa será exibido aos sábados, às 20h30, voltado a crianças de seis a dez anos, uma inovação para o canal que tem público de crianças de zero a 10, como explica Ida Iervese, coordenadora geral da TV Rá Tim Bum. “O novo programa dá destaque à faixa seven plus. Vai ser uma forma do staff do canal aprimorar a comunicação com esse target”, explicou Ida.

Reporter_Rá_Teen_Bum_Natália_Foto_Jair_Magri_(39)

Nathália Falcão, apresentadora do Repórter Rá Teen Bum. Foto: Jair Magri

Notícias curtas e quadros temáticos serão uma marca do programa, que terá 52 episódios, com 12 minutos de duração cada. “O Repórter Rá Teen Bum não vai ser furtar de temas importantes, mas vai sempre tratar os assuntos do ponto de vista do adolescente e da criança”, conta o diretor do programa, Ricardo Elias. Para ele, outro diferencial é o acesso ao banco de imagens do Wadada, que vai trazer diversidade de conteúdo, com histórias de culturas diferentes, outras realidades e perspectivas ao redor do mundo.

E como tratar de assuntos complexos em narrativas de não-ficção para crianças? Quem contribui com a resposta é o diretor da WADADA, Jan-Willem Bult, diretor, escritor e produtor de programas infantojuvenis. “Com uma nova perspectiva: de futuro e esperança”, afirmou Bult.

A parceria entre o WADADA Kids News Network e a TV Cultura foi firmada durante o evento do comKids Primeira Infância, realizado no ano passado.

Repórter Rá Teen Bum
Aos sábados, às 20h30
Na TV Rá Tim Bum!
Reexibições: Domingos, às 20h30  e Quintas-feiras, às 19h45

Imagem do destaque: Coletiva de lançamento do programa Repórter Rá Teen Bum. Da esq. para a dir. Marcos Mendonça, Ruth Kronenburg, Jan-Willem Bult e Nathália Falcão. Foto: Jair Magri