Science Film Festival Brasil 2022 – Programação
Evento exibe gratuitamente no Brasil 37 títulos de 21 países além de realizar debates, refletindo a respeito da igualdade de gênero nas carreiras científicas e outros temas
** INSCRIÇOES ABERTAS! Inscrevam-se no SFF BR 2022 e recebam o acesso aos filmes!
Acessem o Linktree do festival!
A quarta edição do Science Film Festival Brasil, iniciativa que promove os Letramentos Científico e Midiático, realizada pelo Midiativa em parceria com Goethe-Institut, apresenta uma seleção de filmes de vários países que serão apresentados até 20 de dezembro, em formatos online e presencial. O Brasil é o único país da América Latina que recebe o evento que ocorre também em outros lugares do mundo. A abertura acontece na quarta-feira, 05 de outubro, no Instituto Goethe, a partir das 19h30, com a exibição do curta-reportagem alemão “Mind The Gap (Cuidado com o Vão – (Não) Modelos)”, de Anna Sacco, seguida do debate “Equidade de Gênero na Ciência“. Carolina Brito, professora de física da UFRGS, Lilian Bacich Martins, da Tríade Educacional e Instituto Singularidades e Luciana Costa, pesquisadora de arqueologia negra e transversalidade na USP, compõem a mesa que terá mediação da editora da Revista da Fapesp, Maria Guimarães.
Neste ano, com o tema “Equidade na Ciência”, o festival propõe uma reflexão sobre a inclusão de grupos sub-representados nas carreiras científicas. Como trabalhar para que todas as pessoas, sem distinções, tenham acesso às carreiras e ao conhecimento científico? E por que isso beneficia toda sociedade? São perguntas como essas que os filmes e lives procuram responder. Os títulos seguem o tema principal, além de permitirem conversas em cima de entretenimento educativo para a família, ciências naturais, ciências biológicas e tecnologia, ciências não-verbais, ecologia e meio ambiente e cultura e história
Na programação oficial do evento, filmes e séries para crianças, jovens e educadores visam o uso e debate em sala de aula. Para ter acesso aos filmes é preciso se inscrever no evento, por meio de formulário que estará disponível a partir de 5 de outubro no site e nas redes sociais.
Todos os títulos da mostra serão disponibilizados para acesso sob demanda, na plataforma do festival, e poderão ser exibidos em sessões coletivas – em cineclubes, salas de aula e outros contextos educacionais. Eles foram previamente selecionados, curados e preparados por uma equipe de renomados educadores e cientistas do mundo todo, que estiveram reunidos na Ásia nos últimos meses.
Confiram a programação de encontros e Jornadas da Ciência e Educação do SFF BR 2022:
– Abertura do SFF 2022 – Equidade na ciência
05 de outubro (Atividade presencial). Local: Goethe-Institut São Paulo, 19h30. Confirmar presença com antecedência via [email protected]
Carolina Brito (UFRGS), Lilian Bacich Martins ( Tríade Educacional e Instituto Singularidades) e Luciana Costa (Arqueologia, USP). Mediação: Maria Guimarães (Revista da Fapesp)
– Sessão de cinema especial – SFF BR e Clube do Professor: Exibição do filme “As formigas e o gafanhoto” + Debate
08 de outubro (atividade presencial). Debatedores convidados: Daniel Leite (Midiativa / SFF), Jean Rafael Tomceac (Midiativa / SFF), Alexandre Monteiro da Cruz (educador ambiental / EPARREH)
Local e horário: Espaço Itaú de Cinema, Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca , 569. Entrada franca.
– Jornada da Ciência e Educação do SFF BR 01 – Mulheres em tecnologia
Com as presenças de Sônia Guimarães (ITA), Ester Borges (Minas que programam / USP), Regina Gavassa (Sec. Municipal de Educação SP), Mod. Raquel Reis (Mulheres em dados)
13 de outubro (on-line), às 19h (Canal YouTube comkids e FB do SFF Brasil). Atividade fica gravada.
– Jornada da Ciência e Educação do SFF BR 02 – Meio Ambiente e Sustentabilidade
Com a presença de Fernanda Heinz (Aiue e Ciranda de Filmes), Geinne Monteiro Guerra (USP, Inst. Perifa Sustentável) e Maria de Lourdes Nascimento (Rede Cerrado). A mediação fica por conta de M. Cecilia Wey de Brito (Instituto Ekos Brasil).
19 de outubro (on-line), às 19h (Canal YouTube comkids e FB do SFF Brasil). Atividade fica gravada.
– Jornada da Ciência e Educação do SFF BR 03 – Ações afirmativas na educação
Com a presença de Ana Gabryele Moreira (USP), Deborah Silva Santos (UNB), Lyara Oliveira (Spcine).
Mediação: Juliana Cézar Nunes (Sind. dos Jornalistas Profissionais)
03 de novembro (on-line) . Horário e onde assistir: às 19h (Canal YouTube comkids e FB do SFF Brasil). Atividade fica gravada.
– Jornada da Ciência e Educação do SFF BR 04 – Saúde pública e sanitarismo
Com Marilda de Souza Gonçalves (Profa e Pesquisadora, UFBA e Fiocruz Bahia); Sonia M. Raboni (Médica infectologista, UFPR) e Soraya Smaili (Profa titular da Unifesp e Coord. do SOU CIENCIA). Moderação: Giovana Botti (Midiativa).
10 de novembro (on-line) . Horário e onde assistir: às 19h (Canal YouTube comkids e FB do SFF Brasil). Atividade fica gravada.
MOSTRA PRESENCIAL DE FILMES SFF BRASIL 2022
Além das exibições de filmes via plataforma oficial SFF, o festival também realiza sessões presenciais de cinema, com os filmes da edição 2022. Algumas salas do circuito Spcine recebem as sessões do SFF Brasil 2022.
Sessão 1 – De 3 a 6 anos
Casa dos pequenos cientistas – Caracóis
Renata e os problemas
Casa dos pequenos cientistas – Bolhas
A mosquito fobada
Sessão 2 – De 6 a 11 anos
Akesi e o rio congo
Fatos Climáticos
Forças Invisíveis
Na natureza
Colherinha de açúcar
Nove e 1/2 repórter – Eu sou surda
Sessão 3 – De 12 a 16 anos
Réporter Sci-Py: Toda Criança pode ser cientista
Minha vida como sucata espacial
Estrelas de Pedra
Luz Solar
Mistério da Era do Gelo
Zênite, a grande viagem
Operação Mhor
Sessão 4 – As formigas e o gafanhoto
Dias 19 e 26/10 pelas manhãs (9h e 10h) em 3 unidades do circuito (Perus, Feitiço da Vila e Vila Atlântica). Consulte disponibilidade completa no site do circuito Spcine.
De 03 a 09 de novembro pela tarde (às 15h e 17h), em cinco salas do Circuito Spcine (Perus, Meninos, Feitiço da Vila, Vila Atlântica e Centro de Formação Cid. Tiradentes). Consulte disponibilidade completa no site do circuito Spcine.
FORMAÇAO DE PROFESSORES
Vocês sabiam que o SFF Brasil 2022 também oferece uma formação especial para professores que querem aprender mais a respeito de letramento científico e midiático e também saber como trabalhar com os filmes em sala de aula? A 2a turma acontece no dia 06 de dezembro, às 19h. Inscreva-se aqui !
Confiram o site oficial do SFF Brasil
Confiram o Facebook do SFF Brasil
Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta o Science Film Festival Brasil 2022, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. O evento é realizado pelo Goethe-Institut e Midiativa e conta com o apoio da Spcine.
IMG do destaque (home): Colherinha de açúcar (Little teaspoon of sugar). Diretor: Kabelo Maaka. Produção: Dr. Tshepo P. Maaka, Cabblow. SFF , Divulgação.