Sessão Pipoca São Paulo – Mostra comKids Interativo 2018
Classificação sugerida: crianças até 7 anos
Datas das sessões
Unibes Cultural: Dia 28/07, às 10h30.
Cidade Tiradentes: Dias 09/08, 10/08, 11/08, 12/08, 15/08 às 15h.
CEUs, Circuito Spcine – Unidades participantes: Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica, Vila do Sol – Dia 09/08 às 15h ; Dia 12/08 às 14h ; Dia 15/08 às 15h .
A entrada é gratuita e está sujeita à lotação das salas. Chegue antes e reserve o seu assento!
Títulos | Tempo |
Lendas animadas – O jabuti e a fruta | 00:05:00 |
Bá | 00:13:57 |
Vamos nessa! – Brincando no quintal | 00:15:26 |
A cor da água | 00:05:32 |
Guilhermina e Candelário – Quero ser eu | 00:12:00 |
Que medo! – Aquitã o indiozinho | 00:04:15 |
Duração total | 00:56:10 |
Lendas animadas – O jabuti e a fruta
Brasil, 2017, 5 min
Série que apresenta lendas tradicionais do imaginário brasileiro. O episódio conta uma história do jabuti, um dos bichos mais pacientes e inteligentes da floresta. Misturando live-action e animação, a série para o público infantil é apresentada pelo ator Gabriel Godoy, que “navega” pelo mundo animado contracenando com os personagens com leveza e humor. A arte de crianças de oito escolas de diferentes lugares do Brasil ajudaram a contar essas histórias.
Dir.: Renato Barbieri, Adriana Meirelles – Prod.: Gaya Filmes.
Bá
Brasil, 2015, 13 min 57 s
O menino Bruno, de ascendência japonesa, é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando a sua “Bá” (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em casa, junto com seus pais e irmã. Quais são as mudanças que acontecem na vida dele e na dinâmica familiar em meio a essa novidade? O filme retrata essa transição. A aproximação entre avó e neto é mediada pelo cuidado com as plantas e pela alimentação, preparada com carinho.
Dir.: Leandro Tadashi – Prod.: Cigano Filmes.
Vamos nessa? – Brincando no quintal
Argentina, 2013, 15 min 26 s
Série que convida meninos e meninas a brincar, a estimular a imaginação, a pensar mundos possíveis e impossíveis e a deixar-se levar pelas mais desatinadas propostas. A série valoriza o direito de brincar, o prazer das brincadeiras e a existência de tempos e espaços para colocá-las em prática.
Dir.: Gabriel Stagnaro, Coprod.: Boga Bogagna (Buenos Aires) e Pakapaka
A cor da água
Uruguai, 2010, 5 min 32 s
Curta de animação no qual Camila e Tomás, dois irmãos, estão com a banheira de sua casa entupida. Vão pedir ajuda ao seu Umberto, um encanador pouco convencional. Ele lhes dá uma lição a respeito da importância da água e lhes mostra sua nova invenção: a cor da água.
Dir.: Lala Severi – Prod.: Tournier Animation
Guilhermina e Candelário – Quero ser eu
Colômbia, 2017, 12 min
Guilhermina e Candelário são duas crianças que estão sempre ansiosas para conhecer a origem de suas raízes, assim como as formas de vida e as expressões típicas de outras culturas. Nesse episódio, os dois buscam decorações para seus instrumentos e Guilhermina será alvo de racismo. Graças a seu avô, ela superará a difícil experiência.
Dir.: Marcela Rincón González – Coprod.: Fosfenos Media e Señal Colombia.
Que medo! Aquitã, o indiozinho
Brasil, 2015, 4 min 15 s
Aquitã é um indiozinho muito forte e corajoso. Porém quando a noite chega trazendo a escuridão, Aquitã rapidamente procura abrigo no colo de sua mãe. O indiozinho, quem diria, morre de medo do escuro! Certo dia, ao observar que o carvão em brasa se apaga quando cai na poça d’água, concluiu que o mesmo acontecia com o sol todas as noites, quando ele mergulha no grande rio.
Dir.: Frata Soares – Prod.: Multirio – Empresa Municipal de Multimeios
O Festival comkids Interativo 2018 é uma realização do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes), do Goethe-Institut São Paulo e do Ministério da Cultura, com parceria da Singular, Mídia & Conteúdo, Unibes Cultural, Faculdade Melies e EBAC. Contamos também com copatrocinio da Spcine – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em projeto contemplado no edital de apoio a mostras e festivais audiovisuais do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual.
Voltado para criadores, educadores, desenvolvedores, diretores, produtores, programadores, escritores, roteiristas, designers, animadores e agentes culturais, o evento profissional será realizado dias 16 e 17 de agosto, no Goethe-Institut São Paulo.
IMG do destaque: Lendas animadas – O jabuti e a fruta, Dir.: Renato Barbieri, Adriana Meirelles – Prod.: Gaya Filmes.