Novidades

Por: comKids (Redator)

O programa jornalístico 10 Minutes Kids News, da Fundação The Back Lot, levou o país da América do Sul a concorrer ao Festival Prix Jeunesse Internacional deste ano, um dos maiores prêmios da TV infantil mundial. O telejornal do Suriname, feito para o público infantojuvenil, foi criado em 2004 como o primeiro membro do projeto internacional WADADA – News for Kids Network, criado pela ONG Free Press Unilimited, da Holanda.

No Suriname, o Ten Minutes produz o noticiário de TV para crianças de 10 a 14 anos. Já ganhou o prêmio regional do Unicef e agora está concorrendo ao Prix Jeunesse 2016 na categoria de 11 a 15 anos, não ficção.

O Prix Jeunesse Internacional premia as melhores produções da TV infantojuvenil, em ficção e não ficção. O festival será realizado de 20 a 25 de maio na cidade alemã de Munique e o tema da edição deste ano é a questão da identidade na televisão feita para crianças. O Prix Jeunesse Internacional é parceiro do comKids na realização do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano, realizado em São Paulo a cada dois anos.

People deserve to know
“People deserve to know” (As pessoas merecem saber) é o lema de inspiração da rede WADADA – News for Kids Network, da ONG Free Press. A rede iniciada com o Suriname já conta com 16 países, em nove idiomas, e alcança 100 milhões de pessoas.

O Brasil também passou a integrar o projeto este ano com a estreia do programa semanal Repórter Rá Teen Bum, exibido na TV Rá Tim Bum. No Suriname, o Ten Minutes começou também como semanal, mas desde 2008 é exibido em cinco edições por semana. A tônica do programa é produzir um noticiário relevante, apropriado e atrativo para crianças e adolescentes.

Assista um episódio do 10 Minutes Kids News na feira do livro de Paramaribo.

Imagem do destaque: 10 Minutes Kids News entrevista de crianças no hospital, Suriname, extraída de www.chavannes.nl/