Novidades

Por: comKids (Redator)

O Telas, Festival Internacional de Televisão de São Paulo, em sua segunda edição, une mais uma vez, o universo da produção audiovisual, em uma grande celebração do conteúdo produzido para as diferentes telas no Brasil e no mundo. Em 2015, o festival tem sessões de mostra comKids, nos dias 14 e 15 de novembro, na OCA, Parque do Ibirapuera (OCA 1, OCA 2 e auditório), com entrada gratuita.

Vale a pena conferir e levar as crianças!

Guilhermina Y calendario

Guillermina y Candelario, de Maritza Rincón e Marcela Rincón. Produtora: Fosfenos Media e Señalcolombia (Colômbia)

Mar de Teresa

O mar de Teresa, de Dilea Frate. Produtora: Piaventura (Brasil)

O comKids é parceiro do Festival e apoiou os trabalhos da categoria infantojuvenil, que resultou em uma interessante lista de produções, que incluem finalistas e ganhadores do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2015, como As aventuras de Minuano Kid (ganhador do prêmio do Júri Infantil Brasil), Cleo (finalista da categoria até 6 anos ficção) e Hoy cocino yo (categoria até seis anos não ficção).

Veja abaixo a programação das mostras comKids no Telas 2015.

Mostra comKids (indicação até 6 anos): “Anselmo quiere saber” (Uruguai); “Cleo” (Espanha); “Taller de papo” (Equador); “Dale que…?” (Argentina)
14/11 | 10:00 – 12:00

OCA 2
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 SP

“Anselmo quiere saber”, de Emilio Silva. Tarkiofilm (Uruguai), 7´.
“Cleo”, de Ana Sanchez Gijon. Imira Entertainment (Espanha), 39´.
“Taller de papo”, Carlos Valdéz e Marco Proaño. Proyecto Teleeducación (Equador), 8´.
“Dale que…? – la siesta en cerrillos”, de Gabriel Stagnaro. Pakapaka (Argentina), 15´

Mostra comKids (indicação a partir de 7 anos): “Experimentos extraordinários” (Brasil); “Little Lunch” (Austrália); “Gaby Estrella” (Brasil)
14/11 | 12:00 – 14:00

OCA 2
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 SP

“Experimentos extraordinários”, de Jotagá Crema, Henrique Moreira e Gabriel Barros. Boutique filmes (Brasil), 22´. A produção de um programa de TV sobre experiências, traquitanas e pegadinhas. Iberê Thenório é contratado para ser o produtor, diretor geral, diretor de arte e consultor técnico do programa. Mas Camila, Guido, Laura e Frederico, sua equipe, têm 15 anos e nenhuma experiência.

“Little lunch”, de Wayne Hope. Australian Children’s Television Foundation (Austrália), 24´. No intervalo da escola, seis crianças dividem suas histórias.

“Gaby Estrella – 2ª temporada”, de “Claudio Boeckel, Rafael Moreira e Fernanda Kadlec. Panorâmica e Chatrone (Brasil), 26´. No Cantaí, as coisas não são fáceis, especialmente depois que Gaby descobre que um dos seus concorrentes, é Fred Luna – da família Luna!

Mostra comKids: “O Show da Luna!” (Brasil)
14/11 | 12:00 – 14:00

OCA 1
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3

“O show da Luna! – Tecendo teias”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. TV Pinguim (Brasil), 12´. Luna, Júpiter e Cláudio estão jogando futebol com Tom, Alice e Igor quando eles descobrem uma teia de aranha no quintal! Intrigados, eles se perguntam: como as aranhas tecem suas teias? Onde elas conseguem as linhas? Depois de fazer uma pequena experiência, que não responde a sua pergunta, eles decidem fazer de conta que são pequenas aranhas e descobrem como são feitas as teias.

Serão exibidos dois episódios, seguidos de fotos com os personagens.

Mostra comKids (indicação 12 a 15 anos): “MMM – A Montanha no Meio do Mundo” (Brasil);“Meu pai” (Brasil); “O Mar de Teresa” (Brasil)
14/11 | 14:00 – 16:00

OCA 2
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 SP

“MMM – a montanha do meio do mundo”, de Marlon de Toledo e Olga Nenevê. Escritório de Cinema (Brasil), 15´. A aventura da menina M.M.M com seus amigos Moacyr, Millôr e Murilo em busca da “montanha no meio do mundo”. M.M.M. encontra na simbologia da montanha uma maneira para enfrentar seus medos e vencer obstáculos.

“Meu pai”, de Ana Luiza Azevedo. Casa de Cinema de Porto Alegre (Brasil), 21´. Álvaro, 12 anos, é filho único de pais separados, e está numa fase de muitas dúvidas e inquietações.

“O mar de Teresa”, de Dilea Frate. Piaventura (Brasil), 14´. Teresa queria o impossível: ter um mar no quintal de casa. Como não podia conseguir isso, ela inventou um plano mirabolante que a levou a uma descoberta muito pessoal…

Mostra comKids: “Cuentos de Viejos (Colômbia); “As fabulosas coleções do Seu Gonçalo” (Brasil)
14/11 | 14:00 – 16:00

OCA 1
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3

“Cuentos de viejos”, de Carlos Smith, Marcelo Dematei. Hierroanimación (Colômbia), 5´. As histórias de vida e as lições dos avós, contadas de forma original e em linguagem contemporânea.

“As Fabulosas Coleções do Seu Gonçalo”. O dono de uma valiosa coleção de objetos antigos, desaparece misteriosamente em uma noite de tempestade. A filha do colecionador, em busca do pai, acaba sugada para dentro do baú de coleções.

Mostra comKids (indicação até 6 anos): “Godofredo” (Brasil); “Hoy cocino yo” (Equador); “Ticochef” (Brasil); “Guillermina y Candelário” (Colômbia);“Monstruos rodantes” (Argentina)
15/11 | 10:00 – 12:00

OCA AUDIT.

“Godofredo – Tapete”, de Eva Furnari. Um Filmes (Brasil), 5´. Godofredo é um ogro que mora numa floresta. Bem humorado ele se comporta como uma criança de 5 anos. Um dia ele encontra um tapete colorido na floresta.

“Hoy cocino yo”, de Jacobo Valladares e Andres Galarza. Tinamu Films (Equador), 14´. Programa de culinária para crianças de 3 a 6 anos. A cada episódio um chef convida quatro ajudantes para cozinhar com ele.

“Ticochef – biscoito ou bolacha de banana e aveia”, de Bruno Fiasqui. Ticolicos (Brasil), 4´. Ticochef vai preparar uma receita. Ele e a Voz não entram num acordo se é biscoito ou bolacha e, por isso, o Ticochef decide preparar o prato, jogar sua magia e perguntar para a comida o que ela é.

“Guillermina y Candelario”, de Maritza Rincón e Marcela Rincón. Fosfenos Media e señalcolombia (Colômbia), 15´.

Mostra comKids (indicação a partir de 7 anos):“Bushwacked” (Austrália); “Buuu” (Brasil);
15/11 | 12:00 – 14:00

OCA AUDIT.

“Bushwhacked season 3”, de Colin Thrupp e Dan Mansour. Australian Children’s Television Foundation (Austrália), 15´.

“Buuu – um chamado para a aventura”, de Chris Tex. Gloob (Brasil), 30´. Quatro crianças partem numa aventura contra o tempo, dentro de uma pirâmide subterrânea, cheia de mistérios e perigos, em busca do que promete ser uma descoberta revolucionária.

“Monstruos rodantes”, de Federico Demattei Vidal. Iupi (Argentina), 7´. Animação para crianças de 3 a 5 anos. Monstros apresentam as situações relacionadas aos vínculos dos pequenos com os adultos e com seus pares.

Mostra comKids (indicação a partir de 7 anos): “Historietas assombradas” (Brasil); “Irmão do Jorel” (Brasil); “Osmar” (Brasil); “As aventuras de Minuano Kid” (Brasil)

15/11 | 14:00 – 16:00

OCA AUDIT.

“Historietas assombradas para crianças malcriadas”, de Victor-Hugo Borges. Glaz (Brasil), 11´.

“Irmão do Jorel”, de Juliano Enrico e Rodrigo Soldado. Copa Studio (Brasil), 15´. As aventuras de uma família maluca contadas pelo ponto de vista do filho mais novo.

“Osmar, a primeira fatia do pão de forma”, de Alê McHaddo. 44 Toons (Brasil), 24´. Flagrados invadindo uma sessão de fotos de Josie, Osmar e Stevie se disfarçam de mulheres pra escapar e Osmar é confundido com uma famosa modelo internacional. Em outro episódios, Osmar finge que é dono de uma moto e acaba forçado a fazer acrobacias que desafiam a morte em uma competição contra os Hell’s Bagels.

“As aventuras de Minuano Kid”, de Pedro Antoniutti e Edison Rodrigues. Ae Produções Cinematográficas (Brasil), 11´. A história de Juninho, um garoto de nove anos e seu amigo imaginário Minuano Kid, um super herói com medo do escuro.

Veja abaixo a lista completa de finalistas:

“Anselmo quiere saber“, de Emilio Silva. Produtora: Tarkiofilm (Uruguai)
“As aventuras de Minuano Kid“, de Pedro Antoniutti e Edison Rodrigues. Produtora: Ae Produções Cinematográficas (Brasil)
“Bushwhacked season 3“, de Colin Thrupp e Dan Mansour. Produtora: Australian Children’s Television Foundation (Austrália)
“Buuu – um chamado para a aventura“, de Chris Tex. Produtora: Gloob (Brasil)
“Cleo”, de Ana Sanchez Gijon. Produtora: Imira Entertainment (Espanha)
“Cuentos de viejos“, de Carlos Smith, Marcelo Dematei. Produtora: Hierroanimación (Colômbia)
“D.P.A. – Detetives do prédio azul“, de André Pellenz. Produtora: Gloob (Brasil)
“Dale que …? – la siesta en cerrillos“, de Gabriel Stagnaro. Produtora: Pakapaka (Argentina)
“Experimentos extraordinários“, de Jotagá Crema, Henrique Moreira e Gabriel Barros. Produtora: Boutique filmes (Brasil)
“Gaby Estrella – 2ª temporada“, de “Claudio Boeckel, Rafael Moreira e Fernanda Kadlec. Produtora: Panorâmica e Chatrone (Brasil)
“Godofredo“, de Eva Furnari. Produtora: Um Filmes (Brasil)
“Guillermina y Candelario”, de Maritza Rincón e Marcela Rincón. Produtora: Fosfenos Media e señalcolombia (Colômbia)
“Historietas assombradas para crianças malcriadas”, de Victor-Hugo Borges. Produtora: Glaz (Brasil)
“Hoy cocino yo“, de Jacobo Valladares e Andres Galarza. Produtora: Tinamu Films (Equador)
“Irmão do Jorel“, de Juliano Enrico e Rodrigo Soldado. Produtora: Glaz (Brasil)
“Little lunch“, de Wayne Hope. Produtora: Australian Children’s Television Foundation (Austrália)
“Meu pai“, de Ana Luiza Azevedo. Produtora: Casa de Cinema de Porto Alegre (Brasil)
“Mi diario”, de Francisco Meritello, Pablo Bilbao e  Juan Pablo Pichetto”. Produtora: Iupi (Argentina)
“MMM – a montanha do meio do mundo“, de Marlon de Toledo e Olga Nenevê. Produtora: Escritório de Cinema (Brasil)
“Monstruos rodantes”, de Federico Demattei Vidal. Produtora: Iupi (Argentina)
“O mar de Teresa“, de Dilea Frate. Produtora: Piaventura (Brasil)
“O show da Luna! – Tecendo teias”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Produtora: TV Pinguim (Brasil)
“Osmar, a primeira fatia do pão de forma“, de Alê McHaddo. Produtora: 44 Toons (Brasil)
“Presentes II – Emilia“. Produtora: Canal Encuentro (Argentina)
“Taller de papo“, de Carlos Valdéz e Marco Proaño. Produtora: Proyecto Teleeducación (Equador)
“Ticochef – biscoito ou bolacha de banana e aveia“, de Bruno Fiasqui. Produtora: Ticolicos (Brasil)

A programação do Telas de mostras competitivas (para todas as idades) vai de 9 a 15 de novembro.

Atividades para as crianças na OCA

Diversas atrações foram preparadas para as crianças na OCA. Durante todo o evento, os fãs da série “Peixonauta” (TV Pinguim) poderão visitar uma exposição de 15 telas com cenas do longa-metragem, Peixonauta, O Filme, que tem estreia programada para o segundo semestre de 2016 em todo Brasil.

Sábado, 14 de novembro, às 10 horas, será realizada a pré-estreia da nova temporada da série Detetives do Prédio Azul (Conspiração / Gloob) que estreará no canal Gloob apenas em março de 2016.

Domingo, dia 15 de novembro, às 10 horas, o destaque é a exibição da animação Sara e o Pato, série infantil premiada (na categoria animação pré-escolar no British Academy Film Awards de 2014), contéudo do CBeebies, o canal infantil da BBC.

Domingo, dia 15 de novembro, às 12 horas, os palhaços Patati Patatá entretêm a criançada com um pocket show no terceiro andar do espaço.

Telas Criatividade e Inovação – painéis e debates para profisionais

O evento prevê ainda a realização do Telas Criatividade e Inovação, uma série de palestras e debates com especialistas nacionais e internacionais sobre criação, roteiro, tecnologias de produção e desenvolvimento transmídia.

Consulte a página do Festival para saber da programação do TelasFórum .

Imagem do destaque: El taller de papo, de Carlos Valdéz e Marco Proaño. Produtora: Proyecto Teleeducación (Equador)