Novidades

Por: comKids (Redator)

Evento conta com programação de cinema, circo, dança e música

A 5ª edição do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará acontece de 02 a 12 outubro de 2015, nas cidades de Sobral e Fortaleza. Desde a sua primeira edição, em 2011, o evento tem contado com uma agenda intensa, atingindo aproximadamente 15.000 pessoas a cada edição. Na programação, convidados nacionais e internacionais trazem, a cada realização, um novo espetáculo, uma nova perspectiva, uma nova abordagem.
O TIC tem se mostrado comprometido com a democratização do acesso às artes. Em 2014, foram 26 apresentações gratuitas, sendo oito sessões exclusivas para alunos de escolas públicas, duas sessões com audiodescrição e duas sessões com intérpretes de libras.
Com o marco das comemorações do aniversário do ECA, que fez 25 anos de existência em julho de 2015, o 5º TIC convoca as crianças a ocuparem o seu lugar na sociedade e reconhecerem-se como cidadãos de direitos, como o direito à brincadeira, à convivência familiar e comunitária e à cultura.

happy_couple

Cena da peça Tchu Tchu Tchu, do grupo ParaladosanjoS, que se apresenta no festival 2015. Foto: divulgação.

comKids no TIC

Em 2015, o comKids faz parte da programação do TIC. Beth Carmona e Vanessa Fort, diretoras do comKids, foram à Fortaleza para ministrar uma oficina e uma palestra, são elas:
Workshop ComKids – Conteúdos Audiovisuais, Digitais e Interativos para a Infância (09/10 das 18h às 22h e 10/10 das 09h às 13h na Escola Porto Iracema)
Palestra Mídia e Infância 08/10 às 16h na Escola Porto Iracema
Além das atividades acima descritas, o comKids participa do TIC com duas sessões de mostra. Os conteúdos estão descritos abaixo. As sessões são gratuitas.

Mostra de CINEMA comKids – Sessão 1

Dias 10/10 e 11/10 às 17h e dia 12/10 às 18h LOCAL: Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Um dia ensolarado
Um dia esolarado_ A Sunny Day
Título em inglês: A sunny day
Alemanha, 2008, 5min
Direção: Gil Azkabetz, Produção: ARD/Südwestfunk
O sol nasce toda manhã, mas desta vez ele descobre que não é tão bem-vindo quanto pensava que fosse.

Disque-quilombola
disque-quilombola
Brasil, 2011, 13min
Dir. David Reeks, Prod: Estúdio Veredas, TV Brasil. Premiado no comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2013.
Em Disque Quilombola, crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e, em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

De conto em conto – O convite
De conto em conto
Título original: De cuento en cuento – La invitación
Argentina, 2012, 13min
Direção: Makena Lorenzo. Produção: Banda Aparte (Buenos Aires), Pakapaka. Premiado no comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2013.
Um menino chamado Wang Li quer convidar um terrível dragão para o seu aniversário. Claro que é impossível fazer esse convite chegar até ele, explica sua mãe, pois em sua vila nenhuma pessoa tinha visto o dragão até então. Mas Wang Li não acredita, e decide ir, ele mesmo, ao encontro do dragão.

O capivara – O capivara e o lápis
O capivara
Colômbia, 2015, 2min
Direção: Oscar Andrade Medina. Coprodução: Jaguar Taller Digital, Babel Libros e Ministerio de Cultura (Bogotá).
Chigüiro resolve seus desafios diários através da imaginação e da colaboração. Quando está com sua família ou amigos, aprende como interagir com generosidade. Baseado em uma série de livros infantis de sucesso, obra do reconhecido autor e ilustrador colombiano Ivar Da Coll.

Meu pai
Meu Pai
Brasil, 2014, 13 min
Direção: Lúcia Araújo (Canal Futura) e Ana Luiza Azevedo (Casa de Cinema de Porto Alegre). Coprodução: Canal Futura, Casa de Cinema de Porto Alegre.
Álvaro tem 12 anos e é filho único de pais separados. Está numa fase de muitas dúvidas e inquietações. Inseguro, se acha feio, gordo. Queria crescer logo, mas tem que esperar pelo estirão e pelas primeiras espinhas. Será que o pai também demorou a ter o estirão? E por que Álvaro nunca consegue perguntar nada para ele?

Ninja
Ninja
Brasil, 2014, 4min
Direção: Marcelo Marão. Produção: Angudadá (Ribeirão Preto).
Clipe para a canção “Ninja”, do grupo de música para crianças “Angudadá”. A imaginação infantil leva ao mais distantes lugares do planeta. Brinque, imagine, finja que você é como um ninja!

As aventuras de Minuano Kid
As aventuras de Minuano Kid
Brasil, 2014, 10min
Direção: Edison Rodrigues e Pedro Antoniutti. Produção: AE Produções Cinematográficas (Porto Alegre).
História de Juninho, um garoto de nove anos e seu amigo imaginário Minuano Kid, um super-herói com medo do escuro. A dupla enfrenta os “dilemas” que toda criança de nove anos é capaz de enfrentar em seu dia a dia.

Mostra de CINEMA comKids – Sessão 2

Dias 10/10 e 11/10 às 18h e dia 12/10 às 17h LOCAL: Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Sonhos
sonhos
Brasil, 2013, 16min
Direção: Haroldo Borges. Produção: Plano 3 Filmes (Salvador)
O menino vive buscando motivos para fugir da escola. Um dia, ele encontra o motivo perfeito: a garota mais bela que ele já viu. Mas ela mora em um circo e ele não tem dinheiro para entrar. Tentando conquistar sua atenção, o menino vai embarcar na grande aventura de crescer.

Pereba F. C.
Pereba F.C. - Vai que é tua!
Brasil, 2014, 9 min
Direção: Guto Bozzetti. Coprodução: Cartunaria (Porto Alegre) e RBSTV.
Zeca, um menino de 12 anos, está vivendo uma febre terrível, uma vez que o time da sua cidade, o Atlético das Grota, finalmente parece ter chances de vencer o campeonato.

Território do brincar – Casinhas
Territorio do brincar - Casinhas
Brasil, 2014, 4 min
Direção: Renata Meirelles e David Reeks. Coprodução: Maria Farinha Filmes (São Paulo) e Ludus Vídeos.
A série é um convite para brincar, trocar, vivenciar brincadeiras, festejos populares, fazeres e saberes da infância brasileira. Nesse episódio, crianças do Vale do Jequitinhonha criam e recriam a intimidade e a beleza da brincadeira de casinha. Buscar o terreno, limpar, construir, enfeitar com flores e arrumar a casa.

Amigos – Amor no carrossel
Amigos -El mar
Título original: Amigos – Amor en la Calesita
Argentina, 2014, 13min
Direção: Ricardo Achart. Produção: Yoquer 3D (Buenos Aires) e Pakapaka.
Santiago e Elbiz Cocho são grandes amigos, sempre na mesma sintonia, preparados para ajudar e estar um ao lado do outro. Ao longo da série, Santi vai crescendo e descobrindo o mundo. Elbiz sabe que, quanto mais seu amigo cresce, mais se aproxima o dia em que deixará de acreditar em amigos invisíveis, e, por isso, deixarão de ser amigos.

Marina não vai à praia
Marina não vai à praia_destak
Brasil, 2014, 16 min
Direção: Cássio Pereira dos Santos. Coprodução: Paideia Filmes (Uberlândia), Trotoar e Cássio Pereira dos Santos.
Um grupo de adolescentes do interior de Minas Gerais prepara uma excursão para o litoral. Marina, uma garota com síndrome de Down, deseja conhecer o mar. Impedida de viajar com sua irmã, ela busca outros caminhos para realizar seu sonho.

Foto do destaque: As aventuras de Minuano Kid