Novidades

Por: comKids (Redator)

Este projeto propõe um curso de curta duração em que serão desenvolvidos temas relacionados à Arte Contemporânea e à Educação em oficinas teóricas e práticas. Destina-se a professores de educação infantil e ensino fundamental.

Um olhar para a arte contemporânea na sala de aula

O curso tem por objetivo ampliar o conhecimento do professor de educação infantil e ensino fundamental sobre a arte contemporânea e as práticas das artes visuais na sala de aula. Dentre as abordagens teóricas do curso, será enfatizado o saber artístico como uma das maneiras de conhecer/construir conhecimento. Serão apresentados alguns artistas e algumas obras realizadas a partir dos anos 70, será abordado o caráter efêmero, metafórico e conceitual de algumas produções contemporâneas. Será trabalhado com o participante as formas de registro, de acompanhamento de processos, de busca e coleta de informações. Serão desenvolvidas atividades práticas em grupo e individualmente. Será discutida a forma de expor a produção e o participante será incitado a falar sobre seu trabalho. Ao final, serão elaboradas sequências didáticas e discutido/avaliado em grupos planos elaborados.

Orientadora: Adriana Dias, artista e educadora, mestranda em Artes Visuais na UNICAMP, especialista em artes visuais pela UNICAMP. Participou de exposições individuais e coletivas. Mestre em ciências políticas pela UAH, Espanha. Coorganizadora do livro Entre linhas, formas e cores: arte na escola, editado pela Papirus. (Currículo resumido em anexo.)

Data: 23 a 26 de julho
Horário: 08:00h às 12:00h
Local: Sede provisória do Macs/Chalé Francês, em frente a Estação Ferroviária de Sorocaba
Informações e Inscrições: www.macs.org.br/atividades , fone 15-3233-1692
Tempo da formação: 20 horas
Número de participantes: limitado em 20 pessoas
Público alvo: professores de educação infantil e ensino fundamental
Materiais/ferramentas trazidos pelo participante da oficina: estojo com lápis, caneta, tesoura e bloco de anotações. Os demais materiais cedidos pelo MACS.