Um “rompecabeza” ilustrado e gigante!
A ideia da Llibreria La Petita, em Barcelona, era criar um grande puzzle ilustrado. Com a Petit PobleNou, uma organização que trata de promover coisas bacanas locais para famílias, e o apoio de editoras incríveis, montou no último sábado uma escultura de caixas de papelão, em frente a biblioteca do bairro. Quando deu 11h, ao som de batucada, lá estavam 24 ilustradores de livros infantis recriando seus personagens em duas partes dos quadrados. Cada um com sua técnica e uma unidade tremenda que me chamou a atenção: parecia uma festa de família. “L’art trenca closques” (em catalão), como foi chamado o evento, quer dizer “El arte desarma tu cabeza” e partiu da cabeça do ilustrador e editor argentino Diego Bianki.
Fotos: Garatujas Fantásticas
A coisa foi ganhando forma e, enquanto as crianças paravam para olhar, eu pensava e me perguntava: que grande chance de mostrar como se cria, e o que se pode aprender com esse contato, essa experiência… Ao mesmo tempo, logo ao lado, um outro quintal revelava uma imaginação sem tamanho. Assim como as caixas enormes, para os adultos, havia outras menores, especialmente para esses lindos e livres abaixo.
A batucada deu vez à música clássica e cantigas infantis em catalão. Não demorou muito, tudo no lugar!
Foi então que, depois desse processo tão rico, a brincadeira continuou com a proposta inicial. A ideia de trabalhar a ilustração em duas partes sobre caixas de papelão funcionou para as crianças como um mundo novo a ser explorado. Assim começou o troca-troca do maior quebra-cabeças ilustrado que eu já vi. Lindeza mesmo!
E tchanã, tah-dah: olha só! Para cada lado do quadrado, um amigo novo e várias outras possibilidades de desenhos.
Foi divertido demais ver como as crianças queriam mudar e experimentar. E, ao final, como elas mesmas queriam voltar às combinações iniciais, para que cada parte de cima encontrasse de novo com sua parte de baixo. Mas o que eu gostei muito foi o fato de a atividade ser muito aberta para as crianças, que circulavam livremente pelos corredores de papelão e podiam pintar junto (com certa moderação) depois que o personagem já tinha sua carinha.
Já na parte mais “infantil”, uma monitora incentivava a ser livre, pintar, sujar, criar à vontade. No final do evento, muitas crianças estavam sem camiseta. =] E a pequena obra virou presente para a praça, uma escultura em colunas coloridas!
Teve quem se identificou de primeira com seu personagem favorito!
Também aqueles que, assim que a brincadeira acabou, resolveram sentar e continuar a aventura em outra “dimensão”. <3
Na foto abaixo, os culpados por essa manhã incrível. Para saber o nome de cada um, incluindo quais editoras fizeram parte, desça mais um pouquinho.