Novidades

Por: comKids (Redator)

Evento foi encerrado na sexta-feira, dia 17 de agosto, reunindo profissionais que debateram a cultura digital e sua relação com a infância e a juventude contemporâneas

O Festival comKids Interativo premiou os melhores conteúdos para crianças e adolescentes em cinco categorias: Apps, Games, Livros digitais, Plataformas e Produções Transmídia. Além do Troféu comKids, os primeiros lugares receberam cinco smartphones de última geração, graças ao Prêmio especial Spcine. Os segundos colocados receberam bolsas de estudo do curso online de pintura digital Crayon da Faculdade Melies de Tecnologia. A Escola Britânica de Artes Criativas – EBAC, por sua vez, premiou com uma bolsa de estudos para curso presencial.

A escolha dos premiados foi realizada durante todo o dia, a partir da votação do público presente no Goethe-Institut São Paulo. Estavam presentes especialistas em conteúdo de qualidade para crianças e adolescentes e realizadores de produções para estes públicos. Cada um dos 16 finalistas apresentou seu trabalho antes da votação. Após isso, houve experimentação de cada uma das produções em competição em equipamentos disponíveis no auditório do Goethe.

No total, o concurso recebeu 74 inscrições válidas para as cinco categorias (Confira todas as produções participantes e mais informações do evento no catálogo comKids Interativo). Deste número, 57 obras eram do Brasil, 10 da Colômbia, três do Chile, duas da Argentina, uma do Equador e outra do Uruguai. Após uma cuidadosa análise dos pré-jurados, o evento chegou aos finalistas dos seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Equador

Conheça os três primeiros colocados em cada categoria:

Categoria Plataformas

1º – Maguaré y MaguaRed (Ministério da Cultura, Colômbia)

 

2 º – Multimediando (Ipanc, CAB Unesco, Equador)

3 º – Sumérgete: Una travesía por el Océano Pacífico (Instituto Milenio de Oceanografi a, Chile)

Categoria Livros digitais

1 º – Nautilus (StoryMax, Brasil)

2 º – Marina está do contra (Ed. Caixote, Brasil)

3 º – El Llamado de Inti (Juanete Comunicaciones, Colômbia)

Categoria Transmídia

1 º – Juana y Pascual (Ministério de Educação, Governo da Província de San Luis, Argentina)

2 º – Chico na Ilha dos Jurubebas 2 ( Roquette Pinto, TV Escola ,Brasil)

3 º – El Chigualo (Fosfenos Media, Colômbia)

Categoria Apps

1 º – Inventeca (StoryMax, Brasil)

2 º – Camusi Camusi Palabras (Señal Colombia, Atomic Studio, Colômbia)

3 º – O nome das coisas (Webcore Games, Brasil)

Categoria Games

1 º – Alpha Beat Cancer (Mukutu Game Studio, Brasil)

2 º – Cidade em Jogo (Fundação Brava, Brasil)

3 º – Starlit Adventures (Rockhead Studios, Brasil)

Menção Honrosa/ Prêmio Faculdade Melies de Tecnologia

Rafael Costa, Brasil (Projeto Modern Art, programador visual, Prof. Escola Municipal, RJ, Brasil)

Prêmio EBAC- Escola Britânica de Artes Criativas

Cidade em Jogo (Fundação Brava, Brasil)

Prêmio comKids Primeira Infância

Camusi Camusi Palabras (Señal Colombia, Atomic Studio, Colômbia)

Sobre o Festival comKids Interativo

Com foco na produção digital interativa de qualidade para crianças e adolescentes, o Festival comKids Interativo foi realizado dias 16 e 17 de agosto no Goethe-Institut São Paulo. Participaram dos debates e painéis: criadores, desenvolvedores, produtores, programadores, escritores, roteiristas, designers, animadores, diretores, educadores e agentes culturais.

 

O Festival comKids Interativo 2018 é uma realização do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, do Goethe-Institut São Paulo e Ministério da Cultura, com parceria da Singular, Mídia & Conteúdo, Unibes Cultural, da Faculdade Melies e da EBAC- Escola Britânica de Artes Criativas. O evento conta com copatrocínio da Spcine, Secretaria da Cultura de São Paulo, em projeto contemplado no edital de mostras e festivais audiovisuais da Secretaria do Audiovisual.

 

Destaque: Juana y Pascual (Ministério de Educação, Governo da Província de San Luis, Argentina)