Novidades

Por: Giovana Botti (Redator)

O prêmio asiático Gold Panda 2013 reuniu trabalhos pioneiros do mercado chinês e internacional e premiou em novembro as melhores produções em Animação, Documentário e TV Drama. A premiação realizada de 16 a 18 de novembro em Chengdu, na China, fez parte do Sichuan TV Festival e ainda reservou uma categoria especial para estimular os trabalhos amadores de estudantes universitários de todo o mundo.

Na categoria Docs, foram apresentados 1.064 produções de 55 países e regiões, com os temas Antropologia, Sociedade e Natureza/Meio Ambiente. O Grand Prix de Antropologia saiu para o documentário coreano Maps: Memories of Civilization, da KBS (Korean Broadcastin System), que revela segredos das civilizações humanas a partir de mapas geográficos. Um dos registros cartográficos mostrados na série – de 1402, na Coréia – até então nunca havia sido mostrado em público. As filmagens foram feitas durante dois anos de produção em 35 países pelo mundo.

O grande prêmio de Natureza e Meio Ambiente foi conquistado por África, uma produção chinesa do CCTV – Documentary Channel em coprodução com o Discovery Channel e a BBC. Na categoria Sociedade, o vencedor também foi do CCTV, a série A Bite of China, sobre alimentos e história no mundo gastronômico chinês.

O Gold Panda também premiou programas de TV e o Grand Prix em TV Drama foi conquistado por Downton Abbey (Carnival Film and Television Limited), do Reino Unido.