Youth & Media Conference no Canadá
A Youth Media Alliance (YMA), organização que defende a qualidade de conteúdos para crianças e adolescentes desenvolvidos por produtoras e grandes redes de TV do Canadá, realiza de 13 a 15 deste mês, em Toronto, o 5º Children, Youth & Media Conference. O evento vai reunir especialistas e profissionais de vários continentes, que se dedicam ao desenvolvimento de produções voltadas para crianças e adolescentes.
O tema desta edição é a audiência infantojuvenil que a indústria do audiovisual vem se esforçando para melhor atender. Nas discussões e apresentações, os participantes irão explorar novas formas de criar conteúdo de qualidade de acordo com as necessidades e expectativas deste target.
Destaques da Programação
Nesses três dias, mais de 200 especialistas em produções audiovisuais para crianças e adolescentes terão acesso a mesas-redondas, oficinas, projeções, debates e atividades de networking. O primeiro dia será dedicado aos painéis e discussões para se aprofundar nos elementos-chave para o sucesso de uma produção voltada ao público infantojuvenil.
Os renomados diretores e roteiristas Michel Pradier (Telefilm Canadá) e Jocelyn Hamilton (Corus Entertainment), vão apresentar o Family Feature Production Fund – fundo criado para ajudar a financiar até dois longas-metragens focados na família a cada ano. A arte de criar uma série dirigida a crianças e jovens, tendo como gênero o drama, será tratada por Frank Van Keeken, do canal The Next Step, e Michael Goldsmith, do Family Channel.
Outra mesa redonda vai abordar a forma como o termo “qualidade” vem evoluindo para produções dirigidas ao público infantojuvenil. As discussões vão explorar ainda a maneira como as emissoras e produtores adaptam seus formatos de produção e gêneros para conquistar o interesse do público jovem, hoje atraído por vídeos de curta duração, muitas vezes amadores. Entre as curiosidades da programação está a participação Jocelyn Stevenson, da britânica Mind Candy, que vai explicar como o popular Moshi Monsters, um mundo virtual com 65 mil assinantes, vem conquistando a fidelidade de seu público-alvo. Moshi Monsters está previsto para ser lançado na televisão e nas telas de cinema.
A programação promete ainda um olhar mais aprofundado do ato de criação de conteúdos para essa faixa de audiência. O workshop de Jan-Willem Bult, diretor de criação da KRO Youth (emissora pública da Holanda), que participou recentemente do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2013, em São Paulo, aposta em ideias e atividades práticas para a criação de produções audiovisuais que agrade crianças dos 9 aos 12 anos.
ComKids apresenta produções latinoamericanas
Como destaque especial desta edição do Children, Youth & Media Conference está a incursão no mercado latino-americano, com a exibição de alguns dos melhores programas para crianças e adolescentes apresentados no Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano de 2013, em junho último.
A participação da América Latina conta também com uma mesa redonda sobre as coproduções com o Brasil, que pretende analisar as novas regras em vigor e alguns estudos de caso. O comKids fará participação na mesa, na presença da Beth Carmona.
A programação completa e formulários de inscrição estão disponíveis no endereço: ymamj.org